"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

50 anos | Missão Tripulada Apollo 17

Derradeira sessão do ciclo "50 anos | Missões Tripuladas à Lua" irá decorrer Casa Comum da Reitoria da U. Porto, sábado, 10 de dezembro, às 21:30

10 Dez 2022  |  21h30

Casa Comum – Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto
Preço
Entrada livre
Pouco mais de 50 anos depois da Humanidade ter saído do seu berço, ainda faltarão alguns para que volte a aventurar-se por outras paragens da sua vizinhança no Cosmos. A celebração do cinquentenário da chegada da Humanidade ao mais próximo astro do nosso Sistema Solar, levanta-nos ainda muitas questões sobre as nossas aspirações, sonhos e o modo como olhamos para nós e para o nosso planeta, simultaneamente, berço e casa.

Na derradeira sessão do ciclo "50 anos | Missões Tripuladas à Lua", que irá decorrer Casa Comum da Reitoria da U. Porto, Sábado, 10 de Dezembro, às 21:30, 50 anos após a última viagem espacial tripulada para além da órbita terrestre, iremos contar com duas mentes mais ”astronautas" que terrestres: Carlos Fiolhais (físico, professor universitário, ensaísta e comunicador de ciência) que será devidamente assistido em órbita por Miguel Gonçalves (comunicador de ciência). A anteceder a conversa, para a abertura da sessão, teremos um pequeno vídeo do projeto online @universo_perpendicular.

«Estou na superfície; e, ao dar o último passo do homem da superfície, de volta a casa por algum tempo – mas acreditamos que não muito tempo no futuro – gostaria apenas de [dizer] o que acredito que a história irá registar. Que o desafio americano de hoje forjou o destino do homem de amanhã.»
- Eugene Cernan ao dar o último passo na superfície da Lua

A missão Apollo 17 marca o fim e o início de vários capítulos da Exploração Espacial. E reúne também sentimentos e esperanças díspares. Marcou a nossa despedida física da Lua mas deixou um legado de expectativa para os nossos próximos passos que não se concretizou.
Qual foi a relação do programa Apollo e a sociedade?
A pergunta é assumidamente provocadora mas actual: será que tudo seria diferente se Eugene Cernan, Ronald Evans e Harrison "Jack" Schmitt tivessem Facebook?
No ano em que a NASA e parceiros internacionais assinalam o regresso (para ficar?) à nossa companheira, que ensinamentos podemos ter do passado para criarmos laços mais comprometidos entre a Ciência, Tecnologia e Sociedade em nome do Futuro de uma inevitável espécie multiplanetária?
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
111,046,583