"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais, Festas e Feiras

O Sol da Caparica

A terceira edição do Sol da Caparica tem lugar garantido no calendário de 2016: decorrerá entre os dias 11 e 14 de agosto.

11 Ago a 14 Ago 2016

Costa da Caparica


António Zambujo, Presto (Mind da Gap) e Pedro Tatanka (The Black Mamba) juntam-se em palco a Os Azeitonas num espetáculo único. O Sol da Caparica: palco de todos os encontros e de criação de momentos únicos de cumplicidade entre músicos.

O Sol da Caparica oferece aos músicos portugueses uma oportunidade rara: a de marcarem presença num cartaz que antes de mais nada os celebra a si mesmos, artistas que fazem o rico tecido da cena musical nacional do presente, gente de muitas gerações, de muitas correntes musicais distintas, que durante quatro dias se vê no centro das atenções.
Por isso é que músicos como Francisco Rebelo dos Orelha Negra ou Artur Fernandes dos Danças Ocultas confessam que querem também ser espetadores e ver concertos de Mão Morta ou Deolinda.

 

Os Azeitonas: “Será obviamente um concerto muito especial e até irrepetível”.

Os encontros entre artistas acontecem, porque estes sentem que um cartaz especial merece igualmente concertos especiais. Será esse o caso d'Os Azeitonas que já revelaram que em palco vão ter nomes muito diferentes como Presto, MC veterano dos também nortenhos Mind da Gap, Pedro Tatanka dos enérgicos The Black Mamba e ainda António Zambujo, o cantor alentejano com quem Miguel Araújo dos Azeitonas protagonizou uma temporada sensação no Coliseu dos Recreios.
Será obviamente um concerto muito especial e até irrepetível!

 

Os Azeitonas vão celebrar a língua portuguesa

Cinegirassol, título da mais recente criação de Os Azeitonas de Miguel Araújo, Mário Brandão, Luísa Barbosa e João Salcedo, será o pretexto musical principal de um concerto, que no entanto, não esquecerá as canções incríveis que foram espalhando por cinco álbuns ao longo da última década e que muita gente considera determinantes para o presente de harmonia que atualmente existe entre público e canções cantadas em Português.
Já se sabe que vamos todos ver os aviões com Os Azeitonas, que celebrarão a língua portuguesa num palco para onde convocam uma singular experiência que tem sido marcada por prémios e distinções variadas.


Aline Frazão: tesouro de Angola, voz do mundo.

"Sou uma militante da língua portuguesa", explica Aline Frazão, artista angolana, residente em Lisboa, que o ano passado editou o extraordinário Insular, álbum de enormes canções servidas por uma voz apaixonante. "A maior parte das minhas referências musicais e literárias é em língua portuguesa", explicou a cantora à GO-STV a propósito da sua passagem pelo Sol da Caparica. "Valorizo muito o statement que o festival faz em relação à nossa cultura", sublinhou ainda Aline Frazão.
A voz de Insular apresenta-se ao vivo no dia 11 de Agosto.


Emicida: a língua como terreno comum

O rapper brasileiro Emicida, que lançou o álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, que além de Portugal conhece agora edição em vários países europeus, é outro dos interlocutores de Rui Miguel Abreu para o projeto Debaixo da Língua.
Nesta entrevista destaca-se a sua noção aguda do poder da língua e o facto de ter encontrado sérias raízes identitárias no trabalho que realizou com músicos de Angola e Cabo Verde: "ao descobrir a música desses países estava na verdade a descobrir-me a mim mesmo", admitiu.

 

Dia 14 de Agosto: o dia das crianças n'O Sol da Caparica

Três dos muitos pontos de interesse na generosa programação que O Sol da Caparica dedica aos mais novos:

 

CMIA: Aquário Virtual e Ateliê. Exposição - Missão reduzir: Usar bem a energia no dia-a-dia

Um aeroporto verde por um planeta mais sustentável onde todos, miúdos e graúdos, podem aterrar para aprender a tomar conta do nosso mundo. 

Pinta a tua cara com a Treebo!

Homem Aranha? Borboleta? Flor? Gato? A Treebo consegue transformar qualquer rosto com as pinturas mais divertidas e fantasiosas.

12. Educação com os Guardiões de Almada

Um aeroporto onde todos podemos aprender com os nossos heróis Guardiões de Almada
 

Em 2015 foi assim…

Ritchie Campbell entregou um grande espetáculo à multidão que o aguardava com grande expectativa.


CARTAZ:

Dia | 11 agosto

RICH & MENDES
C4 PEDRO
ORELHA NEGRA
O RAPPA
DAVID FONSECA
DEOLINDA
MÃO MORTA
VALETE
MARTA REN
ALINE FRAZÃO
DANÇAS OCULTAS & ORQUESTRA FILARMONIA DAS BEIRAS

 

Dia | 12 agosto

DJEFF AFROZILA
THE GIFT
AUREA
JORGE PALMA & SÉRGIO GODINHO - JUNTOS
DIOGO PIÇARRA
CRISTINA BRANCO & MÁRIO LAGINHA TRIO
JIMMY P
MUNDO SEGUNDO & SAM THE KID
MELECH MECHAYA
ELIDA ALMEIDA
RODA DE CHORO DE LISBOA


Dia | 13 agosto

DJ ZÉ PEDRO
RUI VELOSO
OS AZEITONAS
NELSON FREITAS
ANA MOURA
ALA DOS NAMORADOS
X-WIFE
KEEP RAZORS SHARP
CAPITÃO FAUSTO
WE TRUST
THE BLACK MAMBA

 

Dia | 14 agosto

ANA BACALHAU, SAMUEL ÚRIA, SÉRGIO GODINHO E VITORINO
APRESENTAM: "CANÇÕES DE RODA, LENGALENGAS E OUTRAS QUE TAIS!" COM O CORO INFANTIL DA ACADEMIA DE MÚSICA DE ALMADA
O REINO DO SOL
(ESPETÁCULO DE PARÓDIA AO "FROZEN")
INÊS PUPO E GONÇALO PRATAS - GALO GORDO
(ESPETÁCULO)


>> Mais informações aqui

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,872,615