Exposições
Exposição no MAR Shopping Matosinhos com a Câmara sensibiliza crianças para a prevenção em segurança e sustentabilidade
Iniciativa arrancou no Dia Internacional da Proteção Civil e prolonga-se até domingo.

1 Mar a 5 Mar 2023
Em exposição está, por exemplo, uma ambulância inutilizada, decorada por alunos da ESAD, e “transformada” em nave espacial, habitada por “aliens”. Os “aliens” são os riscos que o nosso planeta enfrenta e que o estão a invadir. O objetivo da exposição desta viatura é mostrar que só temos este Planeta, o qual está a ser “invadido” e temos de o salvar. Estão ainda expostos trabalhos das escolas do concelho, os quais foram alvo de um concurso. A vencedora foi a Escola Augusto Gomes, que recebeu um prémio de 500 euros. As peças que ficaram em segundo e terceiro lugares, das escolas de Perafita e Leça do Balio, receberão, respetivamente, 250 e 150 euros.
Na inauguração, que decorreu ontem, Dia Internacional da Proteção Civil, marcaram presença a vereadora do pelouro da Câmara de Matosinhos, Marta Pontes, e a diretora do MAR Shopping Matosinhos, Sandra Monteiro, além de vários elementos da divisão da proteção civil municipal.
“O MAR Shopping Matosinhos acolhe esta iniciativa, porque, como a Câmara de Matosinhos, acreditamos que a proteção civil começa em cada um de nós. A pandemia veio demonstrar isso mesmo. Depois, porque o MAR Shopping Matosinhos tem vindo a alinhar as suas iniciativas de impacto social, económico e ambiental com as metas da Agenda 2030, tendo já projetos presentes na plataforma ODS Local, integradas no município de Matosinhos”, explica Sandra Monteiro. A diretora do meeting place acrescenta ainda: “O MAR Shopping Matosinhos é, por exemplo, um dos finalistas da Semana Europeia da Sustentabilidade da EWWR (European Week for Waste Reduction), na categoria empresa, com a ação de recolha de vestuário e acessórios que desenvolvemos, no ano passado, na semana da Black Friday e que doámos posteriormente a instituições locais e, ainda ontem, entregámos à Cruz Vermelha Portuguesa um donativo de 5.000 € para melhorar as instalações da casa de abrigo ‘Recomeçar’, destinada a vítimas de violência doméstica e seus filhos, transformando-a mais familiar e confortável”.
“Ao integrar a rede mundial das Nações Unidas enquanto Resilience Hub, Matosinhos assumiu uma responsabilidade acrescida no alavancar dos objetivos da agenda 2030 das Nações Unidas para a redução de riscos e catástrofes. Escolhemos o dia Internacional da Proteção Civil para dinamizar a primeira grande ação sob o tema ‘Conhecer os ODS da perspetiva local à global’, desenvolvendo dinâmicas dirigidas a crianças e jovens, bem como uma exposição de trabalhos de escolas sob o tema ‘Juntos Vamos Salvar o Planeta’, que refletem as preocupações dos jovens com os riscos climáticos e catástrofes. A construção de uma comunidade resiliente é um objetivo central para Matosinhos, só possível com o envolvimento e compromisso de todos”, afirma Marta Pontes, vereadora da Proteção Civil Câmara de Matosinhos.