Exposições
Domar o Fogo
A CENTRA, Associação dos Amigos do Centro de Artes vai realizar um evento que reúne dois setores de relevo e tradição do Concelho: cerâmica e cutelaria, acompanhados de gastronomia. Três elementos unidos sob o prisma da transformação pelo fogo.

17 Mar a 18 Mar 2023
Antecipando o equinócio da Primavera, vamos prestar homenagem ao Fogo e realizar a primeira edição do evento “DOMAR O FOGO - Cutelaria, Cerâmica e Gastronomia”, no espaço do Centro de Artes das Caldas da Rainha. Uma celebração à volta de uma grande fogueira que alimentará os diferentes processos transformadores, que se sucedem e complementam ao longo dos dois dias. Uma viagem à essência da criação, com ponto de partida na matéria-prima em bruto, passando pela demonstração de técnicas de transformação/modelação do material, culminando no resultado (im)previsível que são peças únicas, produzidas in loco, ao vivo a serem leiloadas no final do evento.
Nesta primeira edição destacamos uma exposição inédita: “Facas com História” da coleção privada de Rainer Daehnhardt, que para além de detentor de uma das maiores coleções de armas antigas de toda a Europa é também, entre muitos outros feitos, um reconhecido estudioso e investigador sobre armas antigas e do papel que desempenharam no processo evolutivo do Homem e das implicações nas grandes transformações na evolução do Homem.
Contamos também com a presença de nomes maiores da cutelaria artesanal como Paulo Tuna, The Bladesmith e Carlos Norte do reconhecido atelier de cutelaria Lombo do Ferreiro que, Inspirados nas peças de coleção de Rainer Daehnhardt, farão uma demonstração ao vivo de como criar uma lâmina do princípio ao fim sob o tema “Do Aço à Faca”.
Da cutelaria à cerâmica, não podíamos deixar de fora os processos ancestrais de cozedura de cerâmica artesanal como o forno de papel, o raku ou o Pitt Barrel, que ficarão nas mãos dos reconhecidos artesãos: Miguel Neto e Álvaro Nogueira.
Com o escultor e fundidor Renato Franco viajamos até à Idade do Bronze para ver nascer réplicas de uma espada persa e de uma adaga celtibérica, pertencentes à colecção de Rainer Daehnhardt. Ambas serão fundidas ao vivo no local do evento.
Na gastronomia, vamos aguçar o apetite dos aficionados da boa comida ao lume. Pelas mãos de Paulo Feliciano (Casa Antero), Paulo Santos (Forno do Beco) e Archil Shinjikashvili (Restaurante Geo) vamos embarcar numa viagem de sabores, que nos trarão propostas diversificadas, da simplicidade da cozinha dos nossos avós e dos tradicionais pratos de fogo às novas tendências vegetarianas e veganas.
As crianças também terão o seu espaço, onde aprenderão a trabalhar a madeira e o barro, numa conexão entre o saber e o fazer, pela transformação da matéria-prima. A fechar, tempo para a música, que nos trará a banda Vigairada com os seus sons festivos e tradicionais.
Mais do que um evento, vamos promover a transmissão e partilha de conhecimento, técnicas, métodos e tradições. O legado dos nossos antepassados, adaptado aos dias de hoje.