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Conferências

Nadir Afonso e o Porto

A Associação Cultural Amigos do Porto apresenta a oitava sessão de “Questões Contemporâneas dos Patrimónios”, um ciclo de conferências programado por Margarida Coelho e Rosário Barbosa.


15 Abr 2023  |  15h30

Fundação Eng. António de Almeida
Rua Tenente Valadim, 325 4100-479 Porto
Preço
Entrada livre
A sessão, subordinada ao tema “Nadir Afonso e o Porto”, será proferida pela Dr.ª Laura Afonso e terá lugar na Fundação Eng. António de Almeida (Porto), no próximo dia 15 de abril (sábado), pelas 15h30.
A participação é gratuita.

LAURA AFONSO
Laura Afonso nasceu em Chaves e dedicou-se desde jovem a reunir e a inventariar a obra de Nadir Afonso, com quem casou em 1980.
Depois de iniciar os estudos de Matemática, estudou História, defendeu a tese de Mestrado “A crítica na obra de Nadir Afonso. O caso das obras de título citadino” e fez uma pós-graduação em Gestão Cultural no ISCTE.
Tem colaborado com várias instituições, participado em inúmeras mesas-redondas, organizado publicações e realizado curadorias que envolvem a obra de Nadir Afonso.
Preside à Fundação Nadir Afonso instituída pelo artista.

NADIR AFONSO E O PORTO
Nadir Afonso é um artista completo que faz arte, pensa a arte e escreve sobre arte.
Desde muito jovem sentiu que queria ser pintor. A procura da compreensão da arte constituiu uma obsessão e um desígnio que o acompanhou até aos últimos dias. Nadir, um artista nascido em Trás-os-Montes, sentiria bem cedo o apelo das grandes cidades cosmopolitas e o Porto foi a primeira cidade que seduziu o arquiteto que queria ser pintor.
Depois dos primeiros trabalhos de cariz expressionista, segue-se o surrealismo, mas foi o abstracionismo geométrico a corrente artística com que mais se identificou.
O barroco da cidade do Porto debruçada sobre o Douro impressiona-o e, enquanto aluno da Escola de Belas-Artes, fixou na tela a Ribeira, os Clérigos, a Praça Batalha, a Ponte Luís I e outros recantos.
Uma visão original da estética e possuindo uma grande capacidade de reflexão, haveria de desenvolver uma teoria em que defende que a essência da arte é de origem geométrica.
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