Cinema
Um verão Russo
Em julho, o cinema russo continua em destaque no ESPAÇO NIMAS.

14 Jul a 3 Ago 2016
A partir do dia 14, esta sala de cinema apresenta UM VERÃO RUSSO, um novo ciclo que reúne alguns dos melhores filmes desta cinematografia única, desde os pioneiros até aos realizadores mais importantes da atualidade. No total, são exibidas 40 obras, e cada uma delas poderá ser vista uma única vez ao longo das três semanas deste ciclo.
De ALEKSANDR SOKUROV, de quem estreamos FRANCOFONIA no cinema Medeia Monumental a 14 de Julho, exibiremos a Tetralogia do Poder, com MOLOCH, TAURUS, O SOL e FAUSTO; e ainda MÃE E FILHO, PAI E FILHO e ALEXANDRA.
ANDREY ZVYAGINSTEV, um dos realizadores russos mais importantes da atualidade, está representado neste Verão russo com O REGRESSO, ELENA e LEVIATÃ.
A obra completa de ANDREI TARKOVSKY volta também às salas de cinema, dando aos espectadores uma nova oportunidade para ver no grande ecrã ANDREI RUBLEV, SOLARIS, NOSTALGIA, O SACRIFÍCIO, O ESPELHO, O ROLO COMPRESSOR E O VIOLINO, A INFÂNCIA DE IVAN e STALKER.
Um das grandes novidades deste ciclo é a exibição das duas obras emblemáticas de VITALI KANEVSKI: NÃO TE MEXAS, MORRE E RESSUSCITA e UMA VIDA INDEPENDENTE.
De ANDREI KONCHALOVSKY, exibiremos os restaurados O TIO VÂNIA, SIBERÍADA, e ainda CASA DE LOUCOS. Do seu irmão NIKITA MIKHALKOV, passam PEÇA INACABADA PARA PIANO MECÂNICO, OLHOS NEGROS e ainda a obra SOL ENGANADOR.
SERGUEI EISENSTEIN é outros dos realizadores em destaque neste ciclo, com a exibição de O COURAÇADO POTEMKINE, ALEXANDRE NEVSKY, OUTUBRO e as duas partes de IVAN, O TERRÍVEL.
As obras de LARISA SHEPITKO, realizadora que demos a conhecer no programa “GRANDE CINEMA RUSSO – DO MUDO À PERESTROIKA” serão também exibidas no ciclo UM VERÃO RUSSO: ASAS, TU E EU e ASCENSÃO. ADEUS A MATIORA, de ELEM KLIMOV, também poderá ser visto no ecrã do ESPAÇO NIMAS.
As obras dos anos 1920, assinadas pelos pioneiros do cinema russo, não ficam de fora deste VERÃO RUSSO: será possível ver O HOMEM DA CÂMARA DE FILMAR, de DZIGA VERTOV; ARSENAL, de ALEKSANDR DOVZHENKO e A CASA NA PRAÇA TRÚBNAIA, de BORIS BARNET.
Serão ainda exibidos NOVE DIAS DE UM ANO, de MIKHAIL ROMM e CHUVA DE JULHO, de MARLEN KHUTSIEV. O épico GUERRA E PAZ, de SERGUEI BONDARCHUK, também não fica de fora deste programa.
A calendarização do ciclo UM VERÃO RUSSO já está disponível AQUI.
Os bilhetes para este ciclo têm o custo de 4€ e já se encontram à venda. Na compra de quatro bilhetes, o quinto é oferta.