Exposições
Macacos me mordam! Desenhos e transparências
Exposição de Marko Turunen (Kotka, Finlândia 1973) que reúne imagens desenhadas ao longo de quase duas décadas. Pode-se encontrar tanto humor como sofrimento nesse título, uma antiga expressão portuguesa. Esses dois elementos são uma dupla comum quando se explora a arte de Turunen.

1 Jul a 16 Set 2023
Na Tinta nos Nervos, apresentam-se quatro conjuntos distintos de trabalhos que partilham o mesmo vocabulário e essa mesma força das imagens. Um primeiro que dispõe séries de desenhos avulso ou pertencentes à mesma história, esgalhados a caneta carioca de cor preta num gozo quase pueril do inventar histórias e personagens que incorporam o fascínio pelos filmes série B ou as histórias de índios e cowboys.
Um segundo, com as figuras e os espaços da história de The Bear and the Mouse a nascer como grattage nas folhas acrílicas policopiadas a negro, acentuando de dramatismo o enredo. Um terceiro, em que as figuras policromadas se apõem sobre transparências adquirindo o encanto da fragilidade e a eficácia da ação posta em destaque.
Por fim, duas impressões de grandes dimensões mantêm a evocação cinematográfica, mas remetem mais para a composição de cartazes e menos para essa magia do frame isolado em película.
Pelos diferentes suportes, compilando o que tem sido a temática recorrente dos seus trabalhos, transitam seres do outro mundo e muitas bizarrias deste, com ursos e extra-terrestres de outras galáxias, vaqueiros, pistoleiros e criaturas diversas deste far, far, west, numa espécie de non-sense criativo e surreal.
Horário: Terça a sexta, das 11h às 19h, sábado, das 11h às 18h.