Encontros
PONTE - Encontro Internacional de Moda e Performance
PONTE é o Encontro Internacional de Moda e Performance, um novo evento cultural em Lisboa, a decorrer nos dias 29 e 30 de julho na Biblioteca de Alcântara - antigo palacete do Conde Burnay.

29 Jul a 30 Jul 2023
PONTE é um encontro multifacetado que envolve 5 países e entidades de 10 centros urbanos, com destaque para Lisboa em Portugal e São Paulo no Brasil, mas também com colaborações do Uruguai, Colômbia e Itália. Participam em diferentes domínios cerca de 20 entidades, incluindo entidades do sector público e privado, nacionais e internacionais - tais como o Museu Nacional do Traje ou o Museu de Arte Contemporânea de Casoria em Itália, entre outros. Cerca de 30 designers oriundos de 7 escolas de design de moda colaboram com o encontro PONTE 23: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (Lisboa), Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo (Brasil), Escola de Desenho da Faculdade de Comunicação e Desenho da Universidade ORT (Montevidéu, Uruguai), e ainda alunos do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (Lisboa) e do MODATEX – Delegação de Lisboa. A investigação aplicada em Moda e Performance será central e fará a conexão entre a teoria e a prática, iniciando-se tal com a realização de um colóquio em 2 dias com 12 oradores confirmados. Nessa estratégia, o PONTE estabeleceu parcerias e é apoiada por 4 grupos de investigação, 2 sedeados em Portugal e outros 2 no Brasil.
O tema deste ano é Garden Party Vibes em memória das famosas festas organizadas pelo Conde Burnay no início do século XX. Eram eventos importantes onde a alta finança e o luxo conviviam com as últimas modas vestidas pelos convidados, nos ambientes exuberantes dos jardins e palacetes que possuía na zona de Alcântara. No sábado dia 29 será inaugurada a exposição de Moda com fotografia, joalharia e calçado e duas instalações de arte têxtil, uma no interior e outra no exterior. De tarde terá lugar o colóquio sobre “Moda, Performance e Artes” e a sua relação com as indústrias criativas, um desfile em formato performance, seguido de loja pop-up e à noite… uma garden party com DJ, música ao vivo com performances e projeções de vídeos de moda. No domingo dia 30, de manhã será realizado um workshop com têxteis e a sua relação com o autoconhecimento. Durante a tarde o colóquio será centrado em “Moda, Património e Têxteis” e no seu papel social. Depois do 2º desfile / performance ao final da tarde, finalmente o evento encerrará com a 2ª venda pop-up.
O encontro internacional PONTE 23 está enquadrado no centenário do nascimento de José Dias Coelho, artista e resistente político assassinado pela PIDE nas proximidades da biblioteca. Insere-se igualmente nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, que será o tema central do próximo evento em 2024. A equipa nuclear da PONTE é constituída pela curadora brasileira Carol Garcia do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, a direção criativa é definida pela designer Alexandra Cabral e pelo encenador David Silva, a produção executiva fica a cargo de Hugo Queirós e Maria Taborda. A PONTE é uma organização conjunta da Rastilho – Associação Cultural, Associação Via Criativa – Design para o Desenvolvimento Local e Bibliotecas Municipais de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa.