O objetivo deste recital é apresentar pela primeira vez em Portugal música para piano de três gerações de compositores ucranianos dos Séculos XX-XXI.
21 Nov 2023 | 21h00
Auditório da Fundação Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcantara Norte
O programa começa com música de Borys Lyatoshynskyi, fundador da escola de compositores modernos da Ucrânia, grande melodista e sinfonista. Os seus 5 prelúdios op.44 foram escritos no decorrer da Segunda Guerra Mundial durante a evacuação de Kiev, sua terra natal. Seguem-se peças de seu aluno proeminente, Valentyn Silvestrov, algumas das quais compostas recentemente em "estilo bagatela" transparente, bem como a Segunda Sonata escrita nos anos 70 em "estilo universal" (termo do compositor). O recital termina com música do seu colega mais jovem, Maxim Shalygin. Estas peças exploram formas extremas de ritmos, dinâmicas e sentimentos que tocam a alma profundamente e nos dão esperança. Antonii Baryshevskyi
Música pela Paz Antonii Baryshevskyi, piano Lyatoshynskyi * | Silvestrov * | Shalygin * * Estreia em Portugal
Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!