Música
Orquestra de Jazz do Algarve
Conheça aqui as datas dos concertos agendados para os meses de novembro e dezembro.

19 Nov a 17 Dez 2016
A Lyrical White Christmas Medley
Orquestra de Jazz do Algarve & Tenor Carlos Guilherme
Locais e Datas:
9 dezembro, 21h30, Auditório Municipal de Lagoa – Lagoa
10 dezembro, 21h30, Espaço Guadiana – Alcoutim
11 dezembro, 21h00, Igreja Matriz de Monchique - Monchique
Sinopse:
A Orquestra de Jazz do Algarve comemora a quadra natalícia com uma série especial de concertos no Algarve onde se conjugam os géneros Jazz e Canto Lírico provando, assim, a versatilidade destes dois géneros que, numa combinação aparentemente improvável, criam um universo musical único.
Como convidado, Carlos Guilherme, considerado o maior tenor português, um emblemático artista que, com a Orquestra de Jazz do Algarve, interpreta um repertório universalmente reconhecido e evocativo do espírito festivo.
Para o complementar serão interpretados temas do cancioneiro Norte-americano, verdadeiras obras mundiais que nos transportam para um local onde o tempo e a magia se cruzam dando lugar a um concerto que atravessa gerações.
NOTA: Evento integrado no programa 365 Algarve Every Day Counts
An Evening with Sinatra
Orquestra de Jazz do Algarve featuring Tom Fitzpatrick – UK
Locais e Datas:
2 dezembro, 21h30, Auditório Municipal de Lagoa – Lagoa
3 dezembro, 21h30, Club Farense – Faro
Sinopse:
Frank Sinatra é talvez o maior Crooner de sempre, com um dos repertórios mais tocados de sempre, e tudo ali será... sempre! Neste concerto ouviremos alguns dos mais emblemáticos temas do seu repertório como I've Got You Under, My Skin, Call Me Irresponsable, Come Fly With Me ou Fly Me To The Moon.
Um dos mais importantes discos de Sinatra foi aquele em que se juntou a sua voz à Orquestra de Count Basie, resultava assim o Sinatra - Basie, um must-have da sua longa discografia. A Orquestra de Jazz do Algarve não quis assim deixar de fora alguns temas de Count Basie, numa justa alusão. Tom Fitzpatrick é a voz que dará voz a este concerto. Um dos valores emergentes do Reino, um gentleman, numa justa homenagem ao maior gentleman da história do romantismo.
Charles Mingus Revisited
Orquestra de Jazz do Algarve Invites João Mortágua (PT), Nuno Ferreira (PT) e Antonio Mesa Fernandez (ESP)
Local e Data:
19 novembro, 21h30, Centro Cultural de Lagos - Lagos
Sinopse:
Charles Mingus é um dos nomes incontornáveis do Jazz, um autor singular, um músico especial. As histórias da sua vida pululam a História do Jazz. Diz-se que as suas melodias não são convencionais, distintas, mas também, sem dúvida, divertidas.
A sua música tem tanto de tudo isto, como de séria revestindo-se de um peculiar refinamento. Um músico que gravou em Small Band, mas também em Big Band.
Após a sua morte em 79 seguiu-se um esperado silêncio. Mas todo o esplendor do seu legado foi recuperado por antigos músicos e amigos e foi assim recriada a sua Orquestra, já nos anos 90.
Neste concerto especial, a OJA Invites três músicos incontornáveis: António Mesa Fernandez, em saxofone tenor, um músico Andaluz com uma vasta carreira no Jazz entre outras músicas, sem dúvida um dos mais importantes músicos espanhóis; Nuno Ferreira, um dos maiores e mais consolidados guitarristas portugueses, em atividade há mais de duas décadas, um músico também de outras músicas e ligado também ao ensino; por fim, João Mortágua, um músico do Norte, um dos maiores valores emergentes do Jazz nacional, em saxofone alto.
Morphosis
Hugo Alves & João Frade
Locais e Datas:
25 novembro, 21h30, Centro Cultural António Aleixo – Vila Real de Santo António
26 novembro, 21h30, Casa do Sal – Castro Marim
Sinopse:
Morphosis dá asas à improvisação sobre temas escritos a pensar nas potencialidades do trompete e do acordeão.
O autor do projeto, Hugo Alves convida João Frade para um dueto que se propõe explorar temas originais, mas que começou por explorar alguns Standards Norte Americanos. Foi assim atingido um equilíbrio que une estes dois instrumentos, menos prováveis.
Morphosis não se move por uma única linguagem, mas por todas aquelas que fazem dos dois músicos o que são, produtos dos seus percursos. Um dos melhores trompetistas nacionais e um mago do acordeão juntos exploram a tradição à luz da modernidade.
NOTA: Evento integrado no programa 365 Algarve Every Day Counts
OJA Trio nas Estátuas Vivas no Natal
Locais e Datas:
16 dezembro, 17h00, Largo 5 de Outubro – Lagoa
17 dezembro, 11h00, Largo 5 de Outubro – Lagoa
Sinopse:
O Trio da Orquestra de Jazz do Algarve irá atuar no âmbito do programa Estátuas Vivas no Natal em Lagoa. Este trio irá animar o evento efetuando uma interpretação ao Ar Livre de temas de Natal.
Durante os dois dias, enquadrado num espírito de festa, a música alia-se assim às artes performativas.
Mais info: www.orquestradejazzdoalgarve.com