"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Helena Almeida - Habitar a obra

Helena Almeida (Lisboa, 1934–2018) produziu desde a década de 1960 uma obra singular caracterizada por um marcado interesse pelo corpo, o seu lugar central - que regista, ocupa e define o espaço - e o seu encontro performativo com o mundo. 

Helena Almeida, Pintura Habitada, 1975. Col. Banco Privado Português, S.A. – Em Liquidação, em depósito na Fundação de Serralves – Museu de Arte contemporânea, Porto. Fotografia: Filipe Braga

19 Jun a 6 Out 2024

Museu Leopoldo de Almeida
Rua Dr. Ilídio Amado 2500-217 Caldas da Rainha

As primeiras telas abstratas da artista abordavam de forma crítica os limites do espaço pictórico e as condições literais da pintura. Esse interesse estendeu-se nos anos 1970 à fotografia, onde o inconfundível ateliê da artista e o seu corpo, fragmentado ou parcialmente obscurecido, se tornaram presenças recorrentes. A identificação entre corpo e obra é uma das marcas fundamentais do trabalho de Helena Almeida, questionando através dele disciplinas tradicionais como a pintura, o desenho, a escultura ou a fotografia enquanto mecanismos de apresentação e representação da realidade.

Helena Almeida – Habitar a obra reúne um conjunto de obras de Helena Almeida pertencentes à Coleção de Serralves e a importantes coleções em depósito na Fundação, permitindo reconhecer aspetos centrais e momentos distintos do seu singular percurso artístico. Esta exposição integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Produção – Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto.

>> Brochura da exposição

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
114,319,676