"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições2

TOUREGA - Património em meio rural

A exposição traz à cidade de Évora o testemunho da Tourega, com a presença de algumas das suas imagens, após o trabalho de conservação a que foram submetidas, lembrando-nos que são exemplares raros de uma cultura em vias de desaparecimento.

15 Dez a 30 Jan 2017

Igreja do Salvador
Praça do Sertório, 7000 Évora
Preço
Entrada livre

 

Face a uma consciência generalizada de que o meio rural está em acelerada retração económica, social e demográfica, situação que ameaça particularmente o respetivo património cultural, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, as populações locais (Valverde) através da Paróquia da Tourega, a União de Freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe e a Câmara Municipal de Évora decidiram unir esforços e pôr em marcha um modesto projeto de valorização e divulgação das potencialidades do património rural.
A presente exposição resulta dessa iniciativa conjunta que, neste caso, incidiu na Tourega, antiga sede de paróquia a que hoje ainda dá nome, local de culto e de encontro social com origens remotas.
A organização é da Direção Regional de Cultura do Alentejo e Paróquia da Tourega, com o apoio e esforço desenvolvido por diversos parceiros, entre os quais a Arquidiocese de Évora, Universidade de Évora - Centro HERCULES, Câmara Municipal de Évora e União de Freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe.
Após a inauguração seguem-se a assinatura de protocolo entre as entidades parceiras e um apontamento musical de Cante Alentejano pelo Grupo de São Brás do Regedouro.
A exposição poderá ser visitada até 30 de janeiro de 2017, no seguinte horário: de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00; ao sábado das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00. Encerra ao domingo e à segunda-feira.

 

Património da Tourega

Igreja Matriz - Remonta ao século XV mas foi reformada no final do século XVI pelo Arcebispo de Évora (D.Teotónio de Bragança). Também do século XVI data o seu magnífico retábulo de talha, incluindo as respetivas tábuas pintadas.
Ruínas da Fonte Santa e da Ermida de Santa Comba -  Segundo a tradição, foi o local do martírio de São Jordão (o segundo Bispo de Évora) e das suas irmãs Santa Comba e Santa Inominata.
Ruínas da Villa Romana da Tourega - Conhecidas desde sempre e já citadas por André de Resende a propósito de uma lápide funerária que se conservava na Igreja da Tourega e que hoje faz parte o Museu de Évora. Foram objeto de escavações, nos anos 80 e 90, que puseram à vista parte das antigas termas que hoje se podem visitar.

Passatempos

Visitas
123,243,964