"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Música

Festival das Artes QuebraJazz segue até 30 de agosto com 12 concertos gratuitos

O Festival das Artes QuebraJazz, um dos eventos culturais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, prossegue com a sua 16.ª edição até ao dia 30 de agosto, oferecendo ao público 12 concertos de entrada gratuita nas históricas Escadas Quebra Costas, no coração da cidade, e uma apresentação especial nas Ruínas de Conímbriga.

© António Sacchetti

15 Jul a 30 Ago 2025

Quinta das Lágrimas e Quebra Costas
Coimbra

Nos dias 25 e 26 de julho, em estreia absoluta, o 4Vector’Tet apresenta uma abordagem inovadora aos standards do jazz, com arranjos frescos que equilibram tradição e modernidade. Com João Freitas (25 julho) e Afonso Pais (26 julho) na guitarra, Duarte Ventura no vibrafone, Emanuel Inácio no contrabaixo e Luís Candeias na bateria, o grupo promete dois concertos intimistas e vibrantes.

As Ruínas de Conímbriga, no concelho de Condeixa-a-Nova, voltam a ser palco para o Festival das Artes QuebraJazz, este ano com o concerto The Cuban Piano-Cello Project no dia 27 de julho. Num cenário único, o cubano Victor Zamora (piano) e Yaniel Matos (violoncelo) trazem uma sonoridade sofisticada e rítmica que cruza clássicos da música cubana com o latin jazz, criando uma experiência única e emotiva. Os bilhetes para este concerto estão disponíveis aqui.

Nos primeiros dias de agosto, dias 1 e 2, o Trio CBF com Rui Caetano (piano), Francisco Brito (contrabaixo) e Pedro Felgar (bateria) apresenta “Ponto de Partida”, um momento musical que promete oferecer performances enérgicas que fundem tradição e inovação, num espírito de colaboração e improviso.

Resultado da colaboração entre Ivo Xavier (baixo), Kateryna Avdysh (voz) e Bruno Pedroso (bateria), o trio Three Dots apresenta nos dias apresenta 8 e 9 de agosto composições originais que entrelaçam influências portuguesas e ucranianas, explorando novas possibilidades sonoras.

Com Gabriel Salles Silva (baixo) e Luís Delgado (bateria), Eugénia Contente dá voz ao seu disco de estreia, com temas carregados de groove, emoção e liberdade criativa. Um jazz eletrizante, ousado e repleto de personalidade para ouvir no concerto intitulado "Duckcontente” nas Escadas do Quebra Costas a 15 e 16 de agosto.

Nos dias 22 e 23 de agosto, Afonso Pais (guitarra) e Tomás Marques (saxofone) juntam forças num projeto que explora os contornos internos da improvisação e da cor sonora num diálogo envolvente para dois concertos intitulados “The Inner Colors of Boglin’s Outline”.

A encerrar o programa musical do Quebra Costas, nos dias 29 e 30 de agosto o Novo Trio composto pelo saxofonista João Mortágua, o contrabaixista Carlos Barreto e o baterista Paulo Bandeira apresenta um espetáculo de grande improvisação, repleto de originalidade e inspiração, marcado pelo virtuosismo e pela riqueza dos arranjos.

Sendo um dos festivais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, o Festival das Artes QuebraJazz 2025 começou no passado dia 15 de julho com uma programação composta por 40 momentos culturais, 20 deles de entrada gratuita, ereunindo cerca de 180 músicos e artistas. 

Recordar também que esta iniciativa é, pelo 10º ano consecutivo, distinguida com o selo de excelência “Remarkable Arts Festival”, atribuído pela European Festivals Association – Europe for Festivals, Festivals for Europe (EFFE) e concedido pelo serviço prestado no campo das artes, pelo envolvimento da comunidade e pela abertura internacional. Os eventos das Escadas Quebra Costas integram a programação cultural de verão na baixa de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra: Verão a 2 Tempos - Epicentro.

O Festival das Artes QuebraJazz conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

+ Info: www.festivaldasartes.com | www.quebrajazz.pt


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,832,611