Colóquios, Conferências e Debates
FAUP recebe conferência internacional sobre Educação e Arquitetura
A FAUP vai receber o IV Encontro Internacional sobre Dispositivos e Espaços Educacionais em Arquitetura, intitulado Ludic Architecture.
12 Mai a 13 Mai 2017
Para além de conferências com arquitetos e artistas, o evento terá workshops gratuitos para crianças de todas as idades (inscrições limitadas ao número de vagas disponíveis).
O Encontro estrutura-se a partir de dois grandes blocos temáticos que articulam Educação e Arquitetura: os dispositivos didáticos e os espaços e atividades educacionais. Os dispositivos, dos quais os brinquedos são exemplo, considerados enquanto artefactos utilizados no processo educativo em Arquitetura. Por outro lado, a consideração dos espaços e atividades que envolvem o ensino da Arquitetura enquanto determinantes do sucesso da aprendizagem em Arquitetura.
Ao longo de dois dias, conferencistas vindos de diferentes âmbitos profissionais e académicos, nacional e internacionalmente, irão abordar vários temas de interesse para arquitetos, artistas, educadores e estudantes, mas também para os profissionais ligados à produção e comércio de brinquedos e todos os que, de alguma forma, se interessam pela educação.
Estão já confirmadas as participações de Biagio Di Carlo (Arquiteto e Professor Jubilado do Instituto de Arte em Pescara), Carlos Prata (Arquiteto e Professor na FAUP), Diogo Aguiar (Arquiteto, fundador dos LIKEarchitects, desenvolve atividade na conexão entre a Arte e a Arquitetura), Elvira Leite (Pintora e Professora dos ensinos, básico e secundário), Fermín Blanco (Arquiteto doutorado e professor de Sistemas de Construção na Universidade IE), Franco La Cecla (Antropólogo e Professor na Universidade de Bolonha), Gabriela Burkhalter (Cientista política e urbanista), Gilles Brougére (Sociólogo e Professor de Ciências da Educação na Sorbonne Paris), Juan Bordes (Escultor e Professor na Escola Técnica de Madrid – ETSAM), Marco Ginoulhiac (Arquiteto e Professor na FAUP), Santiago Atrio Cerezo (Universidade Autónoma de Madrid), Tamar Zinguer (Arquiteta e Investigadora), Virgínio Moutinho (Arquiteto, desenvolve atividade regular na área do Brinquedo e Escultura Cinética), Virgínia Navarro (Arquiteta e Investigadora) e Xosé Manuel Rosales (Arquiteto, Professor da Universidade da Corunha).
Paralelamente aos dois dias de conferências decorrerá um programa de workshops dedicados a estudantes de arquitetura e aos mais novos. Na sexta-feira, dia 12 de maio, o arquiteto Biagio Di Carlo, orientará a construção de uma estrutura complexa com os estudantes de arquitetura; no sábado o evento abre-se gratuitamente a todos as crianças que queiram brincar e participar nas oficinas orientadas por Arkiplay (construções com Sistema Lupo), Sara San Gregorio (brinquedos de construção desenvolvidos no MEDIALAB – Prado) e pelos Lunárquicos (coletivo colombiano). A participação em todos os workshops é gratuita, limitada ao número de vagas disponíveis (formulário de inscrição disponível em www.ludicarchitecture.arq.up.pt).
A organização da iniciativa está a cargo de Marco Ginoulhiac, Ana Neiva e Rodrigo Coelho (CEAU-FAUP), Jorge Raedo, Fermin Blanco, Virginia Navarro Martínez, Xosé Manuel Rosales e Santiago Atrio Cerezo.
Programa sujeito a alterações, sem aviso prévio.
Informações:
www.ludicarchitecture.arq.up.pt
ludicarchitecture@arq.up.pt
www.fa.up.pt

