"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

"Só Se Eu Quiser"

Só Se Eu Quiser chega ao Teatro Carlos Alberto (TeCA) no dia 17 de julho, ficando em cena até dia 26 de julho.

17 Jul a 26 Jul 2015

Teatro Carlos Alberto
Rua das Oliveiras, 43, 4050-449 Porto
Preço
10.00€
Um ator, sozinho, em palco para fazer uma reflexão sobre como se enfrenta e ultrapassa a dor quando nos vemos confrontados com doenças em fase terminal. É esta a proposta da última estreia da programação 2014-2015 do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, com texto e encenação de Pedro Estorninho, do TEatroensaio. 

Num monólogo “cru e isento de sentimentalismo“, Valdemar Santos – que, em 2014, ganhou o prémio de melhor ator secundário (CinEuphoria), com A Ceia – explora os contrastes da lucidez e fragilidade de doentes que vivem na inevitabilidade da morte e da solidão. Afirmando-se como um lugar onde o questionamento e a palavra são o centro da arte, o TEatroensaio coloca perguntas polémicas, ainda que humanistas, sobre a responsabilidade e consciência de terminar uma vida em sofrimento.

Segundo o encenador, Só Se Eu Quiser “é uma peça de preenchimento, de ocupação de espaço e silêncio” em que a personagem confessa-se refém do seu próprio corpo e “diabos” interiores que tenta combater. Na peça, os espectadores devem fazer o exercício de colocar-se no lugar e na pele do “outro”, para ver através dos olhos e emoções de quem perde a absoluta autonomia, mas mantém o sentimento de libertação do movimento.

Só Se Eu Quiser é um espetáculo multimédia, com vídeo a cargo de Eduardo Morais, e é uma coprodução entre TEatroensaio e TNSJ. A estreia absoluta pode ser vista à quarta-feira, às 19h00, de quinta-feira a sábado, às 21h00, e domingo, às 16h00. Os bilhetes custam 10 euros, sendo que a peça é para maiores de 14 anos. Importa lembrar que, uma hora antes e uma hora depois de cada récita, é possível “petiscar”, no bar do TeCA, um menu preparado pelo chef Rui Paula.

Atividades paralelas a Só Se Eu Quiser
No dia 18 de julho, o TEatroensaio organiza uma conferência com a participação de Pedro Estorninho, Gil Costa Santos – investigador pós-doutorado no Centro de Filosofia das Ciências na Universidade de Lisboa – e Maria Edite Rio – neurologista da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) e do CUF Porto Hospital. A iniciativa está agendada para as 16h00 e tem entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
123,057,543