"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema

Joseph Conrad no cinema

A propósito da estreia de "JUVENTUDE"nas salas de cinema, filme baseado no romance homónimo de JOSEPH CONRAD, a Medeia Filmes apresenta no dia 18 de abril, no cinema Medeia Monumental, um dia dedicado às adaptações cinematográficas do escritor, que tem sido adotado por diversos cineastas como multifacetada fonte de inspiração.

18 Abr a 19 Abr 2017

Medeia Monumental
Av. Praia da Vitória, 72


P R O G R A M A:

14h30 THE SECRET AGENT (1966), de Christopher Hampton (falado em inglês, sem legendas)

16h30 A LOUCURA DE ALMAYER (2011), de Chantal Akerman (legendado em português)

19h00 CORAÇÕES DAS TREVAS (1991), de Fax Bahr, George Hickenlooper e Eleanor Coppola (cópia 35mm, legendado em Português)

Seguido de debate sobre a obra de Joseph Conrad e as suas adaptações cinematográficas – com FERNANDO GUERREIRO, MÁRIO AVELAR e MÁRIO JORGE TORRES

21h45 LORD JIM (1965), de Richard Brooks (falado em inglês, legendado em Português)

No dia 19 de abril, às 21h45, haverá também no cinema Medeia Monumental uma sessão de POSTO AVANÇADO DO PROGRESSO, de Hugo Vieira da Silva, que adapta um conto de Conrad (aguarda-se a confirmação da presença do ator NUNO LOPES, distinguido recentemente com o Prémio de Melhor Ator da SPA pela sua interpretação em POSTO AVANÇADO DO PROGRESSO). 

O programa JOSEPH CONRAD NO CINEMA inicia-se com THE SECRET AGENT, de Christopher Hampton. Uma adaptação da obra homónima de Conrad, este filme magnifico e pouco visto, tem lugar em Londres no século XIX, um paraíso para exilados políticos de diversos tipos, e trata-se de uma espécie de melodrama policial. O filme conta com interpretações de Bob Hoskins, Patricia Arquette, Gérard Depardieu e Christian Bale e a banda sonora é assinada por Philip Glass.

Segue-se, às 16h30, A LOUCURA DE ALMAYER, adaptado do romance homónimo por Chantal Akerman em 2011, que conta a história de Kaspar Almayer, um mercador ocidental, cujos sonhos de riqueza para a sua filha, Nina, desabam sob o peso da sua própria ganância e preconceito. Protagonizado por Stanislas Merhar, este é um filme que “vai para além da mera adaptação de uma obra literária, restituindo a magnificência romanesca através de uma série de dispositivos, por vezes abstratos.”

Às 19h, será projetado, em cópia 35mm, o raramente exibido CORAÇÕES DAS TREVAS, de Fax Bahr, George Hickenlooper e Eleanor Coppola, o documentário estreado em 1991 sobre a produção de “Apocalypse Now”, de Francis Ford Coppola, uma referência incontornável da história do cinema e a adaptação icónica de “Coração das Trevas”. Narrado por Eleanor Coppola, uma das responsáveis pelo filme e mulher de Francis Ford Coppola, CORAÇÕES DAS TREVAS relata a miríade de problemas e imprevistos que atrasaram “Apocalypse Now”, aumentando exponencialmente os custos de produção e quase custaram a Francis Ford Coppola a sua carreira e a sua vida. Estreado no Festival de Cannes, na secção Un Certain Regard, o documentário foi aclamado pela crítica e viria a vencer dois prémios Emmy, após a sua estreia na televisão norte-americana.

Após a projeção de CORAÇÕES DAS TREVAS, haverá um debate com Fernando Guerreiro (Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e autor do livro “Cinema El Dorado – Cinema e Modernidade), Mário Avelar (Professor Catedrático e investigador nas áreas de Estudos Americanos e Estudos Ingleses) e Mário Jorge Torres (Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ex-crítico de cinema do Público) acerca das diversas adaptações cinematográficas da obra de Joseph Conrad.

A fechar este dia dedicado ao autor, será exibido, às 21h45, LORD JIM, de Richard Brooks. Estreado em 1965, e adaptado da obra homónima publicada na Blackwood’s Magazine entre outubro de 1899 e novembro de 1900, este filme transporta-nos do canal de Suez até aos mares da China, acompanhando o marinheiro que dá o nome ao filme, na sua luta pela redenção após ser acusado de cobardia por abandonar o navio que liderava e a sua tripulação durante uma tempestade. Protagonizado por Peter O’toole, o filme conta ainda com interpretações de James Mason e Eli Wallach e uma banda sonora assinada por Bronislaw Kaper, brilhante compositor de origem polaca que teve uma carreira exemplar em Hollywood.

Bilhete para cada sessão: 5€

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,461,799