"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Concurso de Composição para Orquestra de Sopros

A primeira edição do Concurso de Composição para Orquestra de Sopros surgiu em 2012 resultado de uma parceria entre a Fundação INATEL e a Banda Sinfónica do Exército.

20 Jun 2017  |  21h30

Teatro da Trindade
Rua Nova da Trindade, 9, 1200-301 Lisboa
Preço
Entrada livre

Há uma complexa relação histórica entre as bandas militares e civis, sendo as primeiras o modelo por excelência das segundas. Durante muito tempo o músico militar, depois de desempenhar a sua função profissional, continua, fora do contexto de trabalho a ensinar o solfejo, a despertar o gosto pela música, a dar aulas de instrumento, ou a assumir o papel de maestro da banda filarmónica da sua vila ou cidade. Esta realidade ainda se verifica em alguns casos, nos dias de hoje.

A colaboração entre as Bandas Militares e a Inatel faz parte da história da Fundação, quer seja na ocupação dos tempos livres através de concertos, ou no incentivo à formação e ao estímulo criativo dos jovens músicos através de Concursos de Composição.

Atualmente parceira no Concurso de Composição para Orquestra de Sopros, a herdeira de uma das mais antigas tradições musicais do Exército Portu­guês, nomeadamente através das históricas Banda de Infantaria 1 e Banda de Caçadores 5, é instituída em 1988, a Banda Sinfónica do Exército. Banda representativa do Exército, compreende instrumentistas de sopro, cordas e percussão com cerca de 80 elementos. Funciona como Escola Prática de Música do Exército, ministrando cursos e estágios que visam essencialmente a formação e aperfeiçoamento dos militares músicos e clarins do Exército.
Entidade promotora
Teatro da Trindade +
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,307,156