Ateliers, Cursos e "Workshops"
Os Portugueses na Ásia na segunda metade do século XVI
Em oito sessões, o curso dá a conhecer o panorama político, económico e sócio-cultural da Ásia sob a influência portuguesa, em especial o Estado da Índia.

7 Out a 25 Nov 2017
Por volta de 1550, a presença portuguesa no Oriente estava consolidada, após as sucessivas vitórias sobre os Otomanos e os seus aliados locais. Ao mesmo tempo, o próprio modelo de penetração pelos mares da Ásia ganhava novas dinâmicas.
Com efeito, é a partir de meados do século que se acrescenta o domínio de territórios ao controlo inicial de rotas oceânicas, que desenvolve a ação missionária como instrumento de alargamento da influência lusa, enquanto que os filhos asiáticos dos primeiros conquistadores e aventureiros atingem a idade adulta e circulam pela Ásia como portugueses de rosto oriental.
Neste período o Estado da Índia foi uma entidade asiática sólida, capaz de resistir aos inimigos e de reorganizar os seus negócios sempre que necessário. Ao longo de um século, os Portugueses ajustaram a sua máquina militar aos desafios que lhes eram colocados pelas potências asiáticas, mas seria do exterior que viria o perigo, através dos ataques holandês e inglês do final do século.
- O Livro das Cidades e Fortalezas – Um retrato do Estado da Índia no início da dinastia filipina
- A perceção da Ásia e os interlocutores asiáticos
- Os orçamentos do Estado da Índia
- Goa. A capital e as estruturas coloniais das cidades do Estado da Índia
- Os luso-asiáticos. Identidade, comércio e expressão artística
- As missões do Padroado Português do Oriente
- A superação da crise de 1565-1572. A força de uma potência asiática
- O Soldado Prático de Diogo do Couto e o mito da decadência
Com João Paulo Oliveira e Costa
Sábados | 7, 14, 21 e 28 Outubro; 4, 11, 18 e 25 Novembro
Horário | 10.00 às 13.00
Preço | € 90,00
Participantes mín. 25
João Paulo Oliveira e Costa é professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Diretor do CHAM (Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar). Doutor em História na especialidade de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, tem uma extensa bibliografia sobre o Império Português e em especial sobre a presença lusa no Oriente. Das suas obras destacam-se História da Expansão e do Império Português (coordenador e co-autor, Lisboa 2014); Conquista de Malaca, 1511 (Lisboa, 2012) e Conquista de Goa, 1510 (Lisboa, 2008), ambos em co-autoria com Vitor Luís Gaspar Rodrigues; Henrique, o Infante (Lisboa, 2009); D. Manuel I, um príncipe do Renascimento (Lisboa, 2005 e 2007). É membro do Comité Internacional do Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa.
>> Mais informações