"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Animação Cultural

Viagem Medieval em Santa Maria da Feira cria 18 Personagens Históricas

Ao longo de 12 dias serão recriados episódios do reinado de D. Afonso IV, tendo como mote a trilogia dos horrores – Fome, Peste e Guerra.

2 Ago a 13 Ago 2017

Santa Maria da Feira

A Viagem Medieval (VM) é o maior evento de recriação histórica medieval do País. Realiza-se, anualmente, durante dez dias consecutivos, no centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira, atraindo diariamente 50 mil visitantes.

Com características únicas no país, este projeto diferencia-se pelo rigor histórico, dimensão (espacial e temporal) e envolvimento da população e associativismo local, reforçando uma vasta equipa de mais de mil pessoas de diversas áreas, das quais 250 em regime de voluntariado.

Centrada na recriação de episódios e acontecimentos que marcaram a História local e nacional da Idade Média, a VM começou por realizar-se no Castelo, mas rapidamente se expandiu para todo o centro histórico e zona envolvente, ocupando atualmente uma área de 40 hectares.

A Viagem Medieval foi recentemente distinguida com uma menção honrosa na terceira edição dos Prémios Turismo de Portugal, na categoria de "Animação".

Na sua 21ª edição, a Viagem Medieval vai apresentar 18 personagens históricas criadas de raiz por gente da terra, que prometem surpreender e interagir com os visitantes nos recantos mais inusitados do burgo, entre 2 e 13 de agosto. O objetivo é continuar a construir a diferença através da capacitação local, com gente da terra, que torna este evento único.

Desde o início de junho que os 18 atores inscritos – alguns deles amadores outros com formação em teatro, na sua maioria pertencentes a associações de Santa Maria da Feira, mas também oriundos dos concelhos vizinhos de São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Ovar – preparam-se para vestir a pele de vendedores de água, vendedores de ar, aguadeiras, pregoeiros d’el rei, barregãs, clérigos, alcoviteiras, pedintes e falsários, durante os 12 dias da Viagem Medieval. Gente das Terras de Santa Maria que não quis perder esta oportunidade de formação e de participação ativa num evento de recriação histórica que é uma referência nacional e internacional.

Com encenação e direção artística de Carlos Reis, este projeto de construção de personagens históricas do burgo resulta de um desafio lançado pela Viagem Medieval, em maio passado, ao movimento associativo local. Para além de receberem 40 horas de formação específica, assente no rigor histórico, os atores terão a oportunidade de pôr à prova as suas capacidades de improviso e de interação com o público durante o evento. Pretende-se que este seja mais um projeto diferenciador da Viagem Medieval, pelo trabalho de construção que o torna único e genuíno.

Contexto Histórico

No ano de 1325, subiu ao trono o infante rebelde, de temperamento obstinado, com o título de D. Afonso, o quarto, pela graça de Deus, rei de Portugal e do Algarve. Governou durante 32 longos anos, muito duros e difíceis, subjugados por tempos de muitas fomes, grandes pestes e algumas guerras.

As mudanças climatéricas e as catástrofes naturais levaram à escassez de produtos alimentares, o que provocou o aumento de preços e gerou muita fome e doenças, atingindo o auge em 1348, com a Peste Negra. Também as guerras com Castela, a ameaça islâmica e a guerra civil com seu filho Pedro ajudaram a fomentar esta trilogia dos horrores que tanto assolou as gentes desta época.

Apesar de todas as vicissitudes, o Bravo governa o reino com grande tenacidade e perspicácia, reforçando o poder real através de uma intensa ação legislativa e reformas inovadoras na área da justiça e da administração.

D. Afonso IV empenha-se nos proveitos do mar, fazendo de Portugal o conciliador das rotas marítimas entre o Atlântico e o Mediterrâneo. El-rei transforma o reino num só território, sob uma mesma autoridade, num só povo, numa só língua, numa só tradição. Em resumo, numa só identidade: no reino de Portugal.

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,570,079