"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Jorge Neto sobe ao palco com "Papalagui"

Espetáculo baseado numa compilação de discursos de Tuiavii, um chefe da ilha de Samoa, que viajou à Europa por volta de 1910.

5 Ago a 6 Ago 2017

Aldeia de Couce
Preço
Entrada livre


8 Anos tem a nossa Companhia de Teatro, e foi exatamente há 8 anos que me sentei com o ator Jorge Neto em Couce a fazer a dramaturgia deste Papalagui. Há 8 anos não conseguimos financiamento e o projeto não avançou. mas nunca foi esquecido. 8 anos depois juntámo-nos mais uma vez com este fabuloso texto, refizemos a dramaturgia e estamos prontos a partilhá-lo com os Papalaguis que forem assistir. Era imperioso reescrever o texto, era imperioso ver a atualidade através do olhar deste chefe da tribo, era imperioso que acontecesse em Couce.

O espetáculo Papalagui vive de convívio, de harmonia, de alimentação, de dança, de vida. Ao espectador é pedido que descanse nas palavras, que respire natureza e que reflita na sua vida. O texto Papalagui é uma compilação de discursos de Tuiavii, um chefe da ilha de Samoa, que viajou à Europa por volta de 1910. Erich Scheurmann reuniu os discursos dando assim a conhecer o que Tuiavii pensava do Papalagui, que significa o homem branco. Os panos que cobrem o corpo do Papalagui, as arcas e gretas onde vive o Papalagui, o metal redondo e o papel forte, a relação do Papalagui com o tempo, a relação com Deus e com a Natureza e as Profissões do Papalagui são os grandes temas a serem retratados ao longo do espetáculo. Hugo Sousa


Texto Hugo Sousa, inspirado livremente na obra PAPALAGUI de Erich Scheurmann a partir da compilação de discursos de Tuiavii

Dramaturgia e Encenação Hugo Sousa 

Interpretação Jorge Neto 

Cenografia e Figurinos Cabeças no Ar e Pés na Terra 

Assistência de Encenação e Multimédia Diogo Ferreira

Música ao vivo Paulo Coelho de Castro

Maquilhagem  Sara Rocha 

Produção Cabeças no Ar e Pés na terra

Duração O tempo de se preparar uma sopa (sem bimby)

M/10

 Parceria Município de Valongo, Centro Social de Ermesinde e grupo Dramático e recreativo da Retorta

Horário: dia 5 de agosto (19h30)  + 6 de agosto (18h30)

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".

Visitas
109,759,017