Exposições2
Mostra de artesanato da Romaria d’Agonia faz 100 anos
A Mostra/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia assinala, este ano, o centenário. Foi em 1917 que se realizou a primeira exposição de lavores regionais, então organizada pela Cruzada das Mulheres Portuguesas de Viana do Castelo.


5 Ago a 21 Ago 2017
“Os arquivos da altura mostram que os trabalhos expostos eram, essencialmente, rendas de bilro e bordados em algodão em pano de linho”, explica a VianaFestas, entidade responsável pelas festas da cidade.
Passados 50 anos, a Romaria apresentou, mais uma vez no seu programa, uma exposição de artesanato, com artesãos a trabalhar ao vivo, no espaço do antigo mercado Municipal de Viana do Castelo, na altura, com Amadeu Costa na Comissão organizadora.
Em 2017, a Feira vai dar a conhecer aos visitantes a história destes cem anos, em placares explicativos espalhados pelo jardim marginal, local onde decorre o certame.
A XVI edição da Feira, que antecede a Romaria d’Agonia, abre este sábado, com 96 expositores provenientes de todo o país, distribuídos pelo corredor natural formado pelo Jardim Marginal, ao longo de 350 metros, que mostram o melhor do artesanato local e nacional.
A organização “tem sempre a preocupação de, a cada ano, melhorar o certame a todos os níveis”, tendo “especial atenção na escolha dos autores e produtos a expor”.
“Há uma seleção rigorosa e por isso, nos últimos anos, há também uma procura, por parte dos expositores, mais cuidada”, salienta a organização.
Dividida pelos setores de lojistas, artesanato local, misto, artesanato nacional e gastronomia, a Feira de Artesanato e Manualidades da Romaria da Senhora da Agonia, tem um programa próprio, com animação de palco diária e música tradicional, rusgas e grupos folclóricos, mas insere-se no calendário oficial da Romaria d’Agonia de 2017 abrindo portas este sábado, pelas 16:00, mantendo-se em funcionamento até 21 de agosto.
“A iniciativa da VianaFestas em colaboração com a MAOS – Movimentos de Artes e Ofícios, tem vindo a aumentar em oferta e qualidade, sendo montra viva do artesanato da região e onde surgem anualmente, novas formas de aplicação”, acrescenta a organização.
Horário
Dia 5 16h00 às 24h00
Dia 6 10h00 às 24h00
Dias 7 a 11 18h00 às 24h00
Dias 12 a 20 10h00 às 24h00
Dia 21 10h00 às 21h00
Na quarta-feira, dia 9 de agosto, abre portas o posto de informação da Romaria d’Agonia nos antigos Paços do Concelho e a exposição dos cartazes do concurso de 2017.
>> Site