"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

TEatroensaio estreia novo espetáculo no Porto

Com texto e encenação de Pedro Estorninho e interpretação de Ana Coelho, Inês Leite e Rosário Gonzaga, esta coprodução TEatroensaio | CM Arraiolos, apresenta um espetáculo sobre o tema dos Refugiados e da Deslocação Forçada, uma realidade universal que se nos apresenta urgente enfrentar.

2 Dez a 3 Dez 2017

Casa das Artes
Rua de Ruben A., n.º 210, 4150-639 Porto


"Rebentar Como A Terra"
Sábado, 2 de dezembro de 2017, 21h30
Domingo, 3 de dezembro de 2017, 17h
> 12 anos
60m (duração aprox.)
Bilhetes P.V. P: 7,50€
Bilhete com desconto: 5,00€
Reservas e Informações: teatroensaio@gmail.com
ou através do telemóvel: 918626345

Sinopse:

 A peça trata a universalidade dos refugiados e do drama não somente europeu, mas também mundial, acima de tudo o espectáculo é focado no indivíduo em relação ao coletivo e à sua presença no mesmo, fuga dele e seu desenraízamento. A criação assenta sobre o tema da deslocação forçada sem a localizar no espaço e no tempo, porque não é somente agora que o mundo vive e vê as imagens que diariamente nos entram casa adentro através dos media (televisões, jornais, etc.). Desde o princípio dos tempos foram muitas as populações e civilizações que por ela passaram e muitos aqueles que pela sua ação tiveram de se recriar num outro lugar.

Ficha Artística

Texto e Encenação: Pedro Estorninho
Interpretação: Ana Coelho, Inês Leite, Rosário Gonzaga
Voz Off: Pedro Estorninho, Rosário Gonzaga
Guarda-Roupa e Cenografia: TEatroensaio

Ficha Técnica:

Direção de Produção: Inês Leite
Apoio à Produção: Ana Coelho
Registo Fotografia: Pedro Ferreira e CM Arraiolos
Design Gráfico: Augusto Pires / Makeup Design
CoProdução: TEatroensaio | CM Arraiolos
Um evento: Alentejo em Cena
Promotores: CM Arraiolos, CIMAC, Turismo do Alentejo
Cofinanciado por: Alentejo 2020, Portugal 2020, União Europeia
Apoios e Parcerias do TEatroensaio: Teatro Nacional São João, Direção Regional de Cultura do Norte/Casa das Artes do Porto, CENDREV/CM Évora, Cace Cultural do Porto-IEFP/IP, Moagem CERES S. A., Esmae/IPP, Deriva Editores, Festival Cinanima, Erregueté, AJHLP, Makeup Design.

Agradecimentos:

População do Concelho de Arraiolos, Funcionários da Câmara Municipal de Arraiolos, António Candeias, Catarina Neves, João Sotero

Outras Apresentações Confirmadas:

Arraiolos Multiusos
Espetáculos decorridos a 6 e 7 de outubro de 2017, 21h30
Évora – CENDREV/Teatro Garcia de Resende
Espetáculos de 11 a 14 de janeiro de 2018, 21h30
Casa das Artes de Famalicão da Serra, Guarda, 16 de setembro de 2018
Auditório da Quinta da Caverneira, Maia, 22 e 23 de setembro de 2018


Breve Historial da Companhia:

TEatroensaio – Teatreia Associação Cultural

Companhia fundada no Porto em 2008, conta com a colaboração de profissionais com uma vasta experiência. Tem desenvolvido trabalho a partir da Palavra com uma profunda preocupação social, apresentando textos teatrais de referência, uma criação dramatúrgica original e a criação de projetos artísticos com comunidades variadas.

 A companhia trabalhou textos de autores nacionais e estrangeiros, clássicos e contemporâneos como: Gil Vicente, Harry Mulisch, Bertolt Brecht, Samuel Beckett, Pedro Estorninho, José Tolentino Mendonça, entre outros. Para além disto o TEatroensaio tem desenvolvido um trabalho continuado de Difusão Cultural, promovendo sessões de Poesia, Música, Fotografia e Cinema. O TEatroensaio realiza várias conferências ao longo do ano assim como várias Oficinas de Teatro.

 Anualmente a companhia publica, em parceria com a Deriva Editores  e o Teatro Nacional São João, a revista “Ensaios de Teatro” já na sua sexta edição, que pretende dar um contributo para a formação, registo e divulgação da Dramaturgia, Estudos Teatrais e Teatro em Portugal. Realiza anualmente o Concurso anual de Dramaturgia – DRAMATENS, dirigido a autores lusófonos e galegos.

 O TEatroensaio viu o seu trabalho apoiado pelo Governo de Portugal |Secretário de Estado da Cultura | Direção Geral das Artes em 2014 e 2015, tendo desenvolvido um projeto no Brasil a convite da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Realizou coproduções com instituições e companhias como Teatro Nacional São João, Câmaras Municipais do Fundão e Guarda, Juntas de Freguesia de Famalicão da Serra, Fernão Joanes e Videmonte, Companhia Teatro Art´Imagem, entre outros.

Apresentou espetáculos No Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Carlos Alberto, Mosteiro São Bento da Vitória e Salão Nobre do Teatro Nacional São João, Teatro Garcia de Resende, Teatro Municipal de Vila do Conde, da Guarda, do Fundão, Elvas, entre outros.

Em 2017 mantém as parcerias com a Moagem Ceres S. A., o Teatro Nacional São João, Festival Cinanima, Erregueté-Revista Galega de Teatro, Cace Cultural do Porto – IEFP/IP, Esmae-IPP, Deriva Editores, Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, Teatro Art´Imagem, entre outros. Para além destes, contou já com vários apoios e parcerias estabelecidas para projectos pontuais de instituições como: Embaixada dos Países Baixos, Embaixada de Espanha, Goethe Institut em Lisboa, DST, CMPorto- PortoLazer, CM Évora, entre outros.

Notas Biográficas dos Colaboradores do Projeto:

Pedro Estorninho – Texto e Encenação

Ator e Encenador

Ator desde 1995 trabalhou em companhias e espaços de criação nacionais e estrangeiros.

A Barraca, Teatro da Trindade, Fábricas de Peças, Companhia de Teatro de Sintra, Protolab, Panmixia, Satyros (Brasil), Teatro Comunale Benevento (Itália), Theatre Repetition (França), TEatroensaio, entre outros.

 Em maio de 2006 foi ator convidado para a Opera Oratorium “Une Femme de Parole”, do compositor Thierry Machuel, com encenação de Pierre Voltz (Nancy, Paris e festival Ille de France).

Encenador / Autor:

Encenador e autor desde 1999 encenou e escreveu para: Companhia de Teatro de Sintra, Teatro Art`Imagem, Festival Vicentino Guimarães, Festival de Artes de Monsaraz Museu Aberto, Protolab, Telemaque, Theatre Repetition, SOTAO, TEatroensaio, Teatro Bocage, CriArTeatro, entre outros. Viu os seus textos e encenações apresentados em salas como CENDREV-Teatro Garcia de Resende, Teatro Nacional São João (TeCA-MSBV), Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Helena Sá da Costa, Casa de Teatro de Sintra, Recreios da Amadora, Teatro Comunale Benevento (Itália), Teatro Cité (Paris), Centro Cultural Português do Mindelo (Cabo-Verde), AVANTEATRO, entre outras. Tem actualmente textos nas Bibliotecas de teatro da República Dominicana e Gulbenkian Paris.

Autores:

Tanto como encenador ou ator, trabalhou textos de Garcia Lorca, Samuel Beckett, Tcheckov, Pirandello, Dário Fo, Javier Tomeo, Shakespeare, Cervantes, Baudelaire, Dostoievsky, Brecht, Harry Mulisch, Alexandre O’Neill, Hélder Costa, Bernardo Santareno, Gil Vicente, Teixeira de Pascoaes, Sophia Melo Breyner, Manuel da Fonseca, entre outros.

Literatura

2005 Editou pela Édition Lusophone Paris o conto “O Peregrino” do qual se gravou um CD.

2004/05 - Editou pela Editora Utopia “LX Contos” livro convidado para o salão do livro de paris 2005 pela Lusophone e salão do autor Português também em paris.

2013 edição do livro “Onde (in)escrevo os amigos” e colaboração no livro do centenário de Álvaro Cunhal pela Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

2015 Editou pela Makeup Design “Contos da Terra Estreita”.

Textos de Teatro:

“Da Juventude Pouco se Sabe” – Premiado como melhor texto original pelo S.I.T.U.L. 97;

“O Amor também passa pelo estômago” – Para a Companhia de Teatro de Sintra;

“Tragi-Comédia o Auto do Julgamento” – Para Guimarães Festival Vicentino;

“A Morte dos Reis” – Theatre Repetition

“A Última Porta” TEatroensaio- Estreou a 27 de agosto de 2009 (Blackbox, Cace Cultural do Porto), Leitura encenada 18 julho 2008 (inauguração espaço Panmixia AC).

              “Caos” (conjunto de 4 textos) para a companhia TEatroensaio

              “ Teatro Possível” - Teatro Bocage Lisboa estreou a 13 de Março de2010             

             “Madrugada” – Teatro Art`Imagem abril de 2012

Cargos:

Diretor artístico da companhia TEatroensaio e editor responsável pela revista “Ensaios de Teatro”.

É membro da direção do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica).

Inês Leite – Interpretação, Direção de Produção

Natural de Londres (1979), Licenciada em Estudos Teatrais da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-Porto, 2005), Bacharelato em Teatro-Interpretação da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE - Porto, 2004) e Licenciatura em Biologia (FCUP - Porto).

Como atriz trabalhou com vários encenadores tais como António Durães, José Carretas, Lee Beagley e Pedro Estorninho. Integrou como atriz os seguintes espetáculos: “Grito Como a Terra” (encenação e dramaturgia de Pedro Estorninho, Coprodução TEatroensaio|CM Arraiolos, 2016), “A Decisão” (de Bertolt Brecht e Hanns Eisler, Encenação de António Durães, Direcção Musical de Sérgio Ramos, interpretação e assistência de Encenação, Produção TEatroensaio, CENDREV-TGR, THSC, Auditório da Caverneira, 2015), “Mulheres em Lorca” (dramaturgia e encenação Pedro Estorninho, Produção TEatroensaio, TNDMII, CENDREV-Teatro Garcia Resende, Clube Fenianos, 2014), “Cântico dos Cânticos” (encenação Pedro Estorninho, Produção TEatroensaio, TNSJ, Mosteiro de S. Bento da Vitória, Porto e Auditório Vita, Braga, 2011), “O Teatro A Carta e a Verdade” de Harry Mulisch, encenação de Pedro Estorninho (TEatroensaio, Porto, 2011);“ As Espingardas da Senhora Carrar” de Bertolt Brecht, encenação de António Durães, interpretação e assistência de encenação (TEatroensaio, 2010); “B.”, encenação de Pedro Estorninho, interpretação e tradução (TEatroensaio, 2009); “Carnaval na Praça”, texto e encenação de José Carretas (Panmixia, 2009); “O Dia que ficou Sempre de Noite”, texto e encenação de Pedro Estorninho (TEatroensaio, 2008); “Poema Vadio”, sessões de poesia e música (TEatroensaio, 2008); “A Última Porta”, leitura encenada com texto de Pedro Estorninho (TEatroensaio, 2008); “Parda” a partir de Gil Vicente, encenação de Pedro Estorninho (TEatroensaio, 2008); “ Vale o que Vale”, dramaturgia e encenação de Lee Beagley (co-produção ESMAE e Produções Suplementares, 2007); Reconstituição Histórica no Mosteiro de Arouca, encenação de José Carretas (Câmara Municipal de Arouca e Panmixia, 2007, 2008 e 2009); “1. PARTO”, encenação de João Garcia Miguel (reposição do espetáculo, Teatro Helena Sá e Costa, 2006); "Crónicas de Eduardo de Filippo", encenação de José Carretas para o Teatro da Beiras (Covilhã, outubro de 2004 a janeiro de 2005). Em cinema trabalhou com os realizadores Raquel Freire em “Veneno Cura” e em vários filmes de Eduardo Morais como “Glória”, “Sotão” e “Caos”.

  Como Encenadora, na companhia TEatroensaio encenou “Transumância” (2014, 2015 e 2016, THSC Porto, Casa das Artes de Famalicão da Serra e Teatro Municipal da Guarda, A Moagem Fundão, Auditório da Caverneira Maia, Teatro Municipal de Vila do Conde, AVANTEATRO Seixal, CineTeatro Municipal de Elvas) e escreveu e encenou “Arte de Ser – Imprecação a Teixeira de Pascoaes” (2013 e 2014, TECA-TNSJ e Cace Cultural do Porto, AVANTEATRO Seixal) e “Pássaro de Papel” (2010). Foi responsável pela orientação dos projetos Independentes (ESMAE-IPP, Porto 2010) e trabalha assiduamente no programa PT, da Câmara Municipal de Paredes, sendo responsável por duas encenações anuais desde 2006. Foi Assistente de Encenação de João Mota, Exercício II (2º ano ESMAE – IPP, Porto 2009-2010), de Pedro Estorninho e de António Durães em “A Decisão” e “As Espingardas da Senhora Carrar” (Produções TEatroensaio).

 Encenou os espetáculos “ Morte e Vida Severina”, texto de João Cabral de Melo Neto, 1º Prémio do FTA (TERB, CCVF Guimarães, 2010), “A Rua do Inferno”, de António Onetti, (TRIP-ESE, Porto, 2006) e co-encenou Espetáculo de Teatro Fórum - Projeto Direitos e Desafios II (Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, 2006), entre outros. Desempenhou funções de Direção de Projeto como professora colaboradora da ESMAE-IPP (2010). Trabalhou como docente e formadora em Oficinas em instituições como: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), ESMAE/IPP (Porto), Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto, Escola Superior de Educação/IPP, Faculdade de Economia UP, ESAG, Colégio Júlio Dinis, Escolas EB1 (Pasteleira, Aleixo e Lagarteiro - Porto), entre outros.

Tem realizado vários trabalhos na área de Figurinos e Concepção Plástica, assim como várias Traduções de dramaturgos, nomeadamente Samuel Beckett e Eduardo de Filippo.

Tem desenvolvido trabalho com directora de produção e projetos na companhia TEatroensaio desde a sua formação, contando já com a organização de vários espetáculos de teatro e múltiplos eventos ligados à música, poesia e teatro. Realizou trabalho de produção em eventos como Serralves em Festa 2007 e 2008.

Ana Coelho – Interpretação, Apoio à Produção

Frequenta a Licenciatura em Teatro da Universidade de Évora. Participou como atriz nos espetáculo “PARDA” (Coprodução TEatroensaio|CM Arraiolos 2017, Arraiolos e Vimieiro) e “De Nós Para Vós – Esta História Que contamos” (Coprodução TEatroensaio|CM Arraiolos 2017, Vimieiro, Arraiolos) e “Rebentar Como A Terra” (Coprodução TEatroensaio|CM Arraiolos 2017) com texto e encenação de Pedro Estorninho. Realizou trabalho de Apoio à Produção, Operação Técnica e Construção Plástica nestes espetáculos e no espetáculo “Abril 43” (Coprodução TEatroensaio|CM Arraiolos 2017, Vimieiro e AVANTEATRO Seixal).

Rosário Gonzaga – Interpretação

Atriz Profissional desde 1976.

Realizou o Curso da Escola de Formação Centro Cultural Évora (EFTCCE). Foi Bolseira do Governo Francês em Paris e Strasbourg. Realizou a sua Especialização em Estudos Teatro na FLUL.Integra companhia permanente CENDREV, pertencendo à sua direção.

Foi Coordenadora Editorial da Revista Adágio.

Como atriz trabalhou com companhias como Teatro Rainha, Teatro Malaposta, La Fundición, Los Astilleros, Escola da Noite, entre outros.

Trabalhou com encenadores como: Mário Barradas, Luís Varela, José Manuel Peixoto, Valentim Lemos, Pedro Alvarez-Ossório, Pierre Etienne Heymann, Gil Nave, Fernando Mora Ramos, Rui Mendes, Cláudio Hochmam, João Mota, Luis Miguel Gonzalez Cruz, António Augusto Barros.

Foi Assistente de Encenação de: Pierre Etienne Heymann, Pedro Alvarez-Ossório.

Encenou vários espetáculos como: Auto da Sibila Cassandra, Pranto da Maria Parda, Com o Autor Não Se Brinca, Estes Autos Que Ora Vereis, Sozinho.

Formadora na área da Interpretação em inúmera as instituições como EFTCCE/CENDREV, Oficina Prática DramaturgiaI/II Licenciatura Estudos Teatrais Universidade de Évora, Formação de Novos Públicos em Meio Escolar (IPAE), Coordenação Serviço Educativo Cendrev, entre outros.

Recebeu o Prémio Revelação APC em 1983, tendo sido Nomeada como Melhor Atriz para o Prémio Garrett em 1987.

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