"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

RECITAL DE CRAVO: SONATAS PORTUGUESAS DO SECÚLO XVIII

A cravista Mafalda Nejmeddine apresenta-se no dia 8 de agosto, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso para um recital composto exclusivamente por sonatas portuguesas escritas para instrumentos de tecla na segunda metade do século XVIII.

8 Ago 2015  |  18h00

Biblioteca Municipal de Santo Tirso
Rua de Gross-Umstadt (Quinta de Geão) 4780-733 Santo Tirso
Preço
Entrada livre

Marcado para as 18H00, o recital de Mafalda Nejmeddine vai traduzir-se num verdadeiro momento de partilha com o público de obras musicais que não se encontram disponíveis em suporte áudio ou editadas em partitura, nem tão pouco fazem parte dos programas de concerto dos nossos dias. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, tem entrada gratuita.

O reportório a apresentar por Mafalda Nejmeddine resulta de pesquisas sobre o património musical português, realizadas no acervo de música da Biblioteca Nacional de Portugal e na Bibliothèque Nationale de France, e que conduziram à descoberta de obras musicais inéditas e de compositores desconhecidos da segunda metade do século XVIII.

Foi essa investigação que originou a organização, também no dia 8 de agosto, de uma breve palestra de introdução ao trabalho de pesquisa, de análise e estudo interpretativo realizado por Mafalda Nejmeddine eque permitiu reunir as sonatas para instrumentos de tecla que integram o programa que se dará a conhecer ao público imediatamente a seguir.

O programa do recital inclui obras de Francisco Xavier Baptista (1741-1797), José Joaquim dos Santos (c.1747-1801), António Joaquim (1787-?); Pedro António Avondano (1714?-1782); José Agostinho de Mesquita (fl1752-1801), Afonso Vito de Lima Velho (fl.1781), Policarpo José António da Silva (1745?-1803) e João Cordeiro da Silva (1735?-dep.1807).

 

MAFALDA NEJMEDDINE

Mafalda Nejmeddine estudou piano com Felipe Silvestre (Vila do Conde) e cravo com Ilton Wjuniski (Paris) e Cremilde Rosado Fernandes (Lisboa). É diplomada com o Curso Complementar de Piano da Academia de Música de S. Pio X (Vila do Conde) e licenciada em Cravo pela Escola Superior de Música de Lisboa. Com mestrado em Estudos da Criança – Especialização em Educação Musical pela Universidade do Minho, Mafalda Nejmeddine prepara atualmente o Doutoramento em Música e Musicologia – Especialização em Interpretação – na Universidade de Évora sob a orientação do Professor Doutor Rui Vieira Nery com coorientação do Professor Doutor Gerhard Doderer. É bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Participou em várias masterclasses em Portugal, França, Suíça e Alemanha e em encontros de carácter científico de entre os quais se destacam o VIII e XI Simpósios Internacionais de Música de Tecla Espanhola “Diego Fernandez” (Almería-Espanha, 2007 e 2012). Integra ainda o júri de concursos de música antiga.

Publicou artigos na revista da APEM e a partitura das Sei Sonate per Cembalo de Alberto José Gomes da Silva na Scala Aretina, em colaboração com o Prof. Doutor Gerhard Doderer. Lecionou na ARTAVE, no Centro de Cultura Musical de Caldas da Saúde, na Companhia da Música e no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

Cravista premiada (1º Prémio de Cravo do Conservatório Superior de Paris-CNR), Mafalda Nejmeddine apresenta-se regularmente em recital a solo e em concertos com agrupamentos de câmara e orquestra, interpretando repertório que se estende da música antiga à música contemporânea, com especial destaque para o repertório português do século XVIII.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,391,622