"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

II Edição da Semana do Piano

A Câmara Municipal de Braga e o Conservatório Calouste Gulbenkian promovem a II Edição da Semana do Piano, trazendo mais uma vez às salas e à rua a fruição de excelentes concertos e momentos de encontro com o piano no contexto do quotidiano.

7 Abr a 15 Abr 2018

Braga


Numa clara aposta em consolidar e engrandecer esta oferta cultural, da cidade de Braga, esta edição conta como programadora a pianista Ana Paula Carreira e traz a palco os pianistas Javier Negrín, Miguel Borges Coelho, Luís Pipa e o duo Jost Costa. Na componente pedagógica abre fronteiras com o “I Concurso de Piano Ibérico de piano – Adelina Caravana” com o objetivo de estimular as aprendizagens, potenciar a evolução técnico-musical dos concorrentes e promover a excelência.

Marca encontro com o piano, “ao dobrar da esquina”, na celebração do Piano Day no que se constitui como uma experiência inusitada para quem toca e quem ouve, surpreendendo o quotidiano de quem se quiser deixar levar e … fruir!

P R O G R A M A:

7 e 8 ABRIL
Ao longo do dia | Auditório Adelina Caravana (CMCGB)
I Concurso de Piano Ibérico Adelina Caravana

*8 ABRIL
21h30| Auditório Vita
Concerto  JAVIER  NEGRÍN, piano
Entrada: 5 euros.
Javier Negrín fez a sua estreia no Wigmore Hall de Londres no ano de 2004. Desde então, tem desenvolvido uma distinta carreira como solista e músico de câmara que o levaram a tocar nas mais importantes salas da Europa, América e Ásia.Entre as suas atuações recentes destaca-se a sua aclamada interpretação no Festival de Música das Canárias de 2016 do Concerto para piano e orquestra de Grieg, junto à Orquestra Sinfónica de Tenerife, dirigido pelo maestro Jukka- Pekka Saraste. Também causou sensação no XX Festival Internacional de Piano “En Blanco y Negro” do México, interpretando as “ Goyescas” de Enrique Granados. Nos últimos anos tem atuado na Argentina, México, China, Japão, República Checa, Itália, Portugal, Cuba, no Teatro Real e no Auditório Nacional de Madrid. Além disso, tem sido um dos pianistas selecionados pelo Centro Nacional de Difusão Musical para interpretar o ciclo completo de Sonatas para piano de Beethoven em diferentes cidades espanholas (Madrid, Valladolid, Granada, Cuenca, Burgos, Alicante). Durante a temporada de 2017/2018 atuará no Teatro de la Maestranza de Sevilha e em Baluarte de Pamplona. Também colabora frequentemente com o Quantum Ensemble (grupo residente do Auditório de Tenerife) e com o grupo Neopercusión. Premiado aluno no Royal College of Music de Londres, onde também obteve um Junior Fellowship, Javier Negrín foi distinguido com numerosos galardões, incluindo as maiores interpretações de Schumann, Chopin, Brahms, Ravel e estudos de virtuosismo.

Programa:
Enrique Granados (1867-1916) 
Allegro de Concierto op.46   
Goyescas. Los majos enamorados. (1ª Parte)
1. Los Requiebros
2. Coloquio en la reja 
Intermezzo da ópera “ Goyescas”
3. Fandango de Candil  
-------------- Intervalo-----------  
4. Quejas o La Maja y el ruiseñor 
Goyescas. Los majos enamorados. (2ª Parte)
1. El Amor y la Muerte. Balada
2. Serenata del Espectro. Epílogo.

9 ABRIL
21h30| Auditório Adelina Caravana (CMCGB)
Concerto DUO JOST COSTA, dois pianistas uma inspiração
Entrada Livre.
Sonoridades sensíveis, virtuosidade requintada e um gosto por programas originais são características do duo de pianistas criado em 2006 pelos pianistas Yseult Jost (França) e Domingos Costa (Portugal).
Vencedor do Concurso Internacional « Grieg » para piano duo em Oslo, Noruega, no ano de 2008, o duo de pianistas Jost Costa tem vindo a apresentar-se com projetos musicais inovadores um pouco por toda a Europa: Festival International de Besançon - França; Auditorium Stravinski em Montreux –Suiça; Teatro Wilhelma em Stuttgart-Alemanha; Teatros Nacionais de Montbéliard e Dôle – França; Festival Internacional de Schwäbisch Gmünd – Alemanha; Grande Auditório da Norwegian Academy of Music – Noruega; Festival Semaines françaises em Stuttgart, Maison Heinrich Heine em Paris, Teatro TAPS em Strasburgo – França, Consol Theater em Gelsenkirchen – Alemanha, entre outros.
Para além da abordagem do repertório e da forma de concerto tradicional, são diversas as atividades musicais resultantes da interação com artistas de vários domínios (concerto com teatro, dança, pintura, etc.). Acreditando na força e poder da Música como uma expressão artística capaz de unir, fortalecer e desvelar o potencial do ser humano, organizaram concertos em prisões nomeadamente Stammheim e Heimsheim (Alemanha), em hospitais e instituições para pessoas em situações de carência.
O Duo Jost Costa revela uma personalidade marcada por escolhas musicais ecléticas e polivalentes, dando-nos a conhecer obras desconhecidas do grande público aliadas a obras do grande reportório. São assim criadas atmosferas de paralelismos inesperados e surpreendentes. Em 2016 e em colaboração com a companhia de dança “Habemus Corpus” foi criada uma nova coreografia para o bailado “A Sagração da Primavera” de Igor Stravinsky. Os espetáculos foram aclamados pelo público e pela crítica. No mesmo ano o Duo desenvolveu um novo conceito de concertos didáticos. Mais de 1000 alunos do ensino primário na Alemanha tiveram assim a oportunidade de ser iniciados a ouvir música. Na temporada de 17/18 o Duo foi convidado por Nike Wagner (bisneta do compositor Richard Wagner) para o prestigiado festival Beethoven Fest em Bonn (Alemanha), projeto que será igualmente apresentado no México. Para além disso, o Duo, realizará um recital comemorativo, do centenário do final da primeira guerra mundial em Veneza, entre os outros concertos agendados na Suíça, França e Alemanha.

Biografia:
Yseult Jost nasceu em Belfort (França). Depois dos seus primeiros estudos musicais no Conservatório de Belfort, na classe da Professora Claude Ruyer ingressa na Musikakademie Basel (Suíça) sendo admitida na classe do Prof. Adrian Oetiker. Paralelamente frequentou a licenciatura em musicologia na Universidade Sorbonne em Paris. Após a conclusão do seu Diploma de ensino, frequentou o mestrado artístico na classe da Prof. Shoshana Rudiakov na Staatliche Hochschule für Musik und darstellende Kunst Stuttgart. É com Jean Eflam Bavouzet, na Hochschule für Musik em Detmod, que conclui um mestrado artístico de aperfeiçoamento. Recebeu importantes impulsos artísticos de François René Duchâble, Michael Gees, Gérard Frémy e Menhanem Pressler. Foi Bolseira da Fundação Menuhin. Concluiu um mestrado em música de câmara, vertente Duo de Pianos na classe do Prof. Hans Peter-Stenzl. Professora dedicada, leciona no Conservatório de Böblingen uma classe de alunos que tem conquistado diversos prémios em concursos nacionais.

Domingos Costa iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe da Prof. Ana Paula Carreira. Frequentou master classes com Constantin Sandu, Jonathen Ayvrest, Günther Reinhold, Peter Feuchtwanger, Nicolas Hodges, Jean-Marc Luisada e Vitaly Margulis, Michael Gees e Jean Eflam Bavouzet. Recebeu importantes impulsos artísticos de Luísa Tender. Frequentou a licenciatura de ensino na classe do Prof. Friedemann Rieger, na Hochschule für Musik und darstellende Künste Stuttgart. Depois do mestrado artístico na classe do Prof. Rieger frequentou a classe de Nora Doallo (uma Aluna de Vicente Scaramuzza – Professor de Marta Argerich) no Conservatório de la Svizzera Italiana. Ganhou o 3º Prémio no concurso internacional de Piano « Maria Campina » em Portugal e foi bolseiro da Fundação Menuhin. Para além da sua intensa atividade artística dedica-se ao ensino no Conservatório de Tübingen e à gestão de projetos culturais.

Programa:
Francis Poulenc (1899-1963):
L'Embarquement pour Cythère [dois pianos]
Élégie (en accords alternés) [dois pianos]
Capriccio d'après le Bal masqué pour deux pianos [dois pianos] 
Franz Schubert (1797-1828):
Vier Ländler D.814 [quatro mãos]
Variações em Lab-Maior D.813  [quatro mãos]
INTERVALO 
Claude Debussy (1862-1918): 
Prélude à l'après midi d'un faune [dois pianos]
Rêve de première suite d'orchestre (estreia portuguêsa) [quatro mãos] 
Maurice Ravel (1875-1937): 
Rapsodie Epagnole [dois pianos] Prélude à la nuit, Malaguena, Habanera, Féria

11 ABRIL
Ao longo do dia| Avenida Central
Piano Day – “ O Piano sai à rua”
Participam no Piano Day os alunos do Conservatório Calouste Gulbenkian e do Conservatório Bomfim

12 ABRIL
21h30| Theatro Circo
Lançamento de CD/ LUÍS PIPA com obras para piano de Mozart
(apresentação do escritor José Manuel Mendes)
Luís Pipa é hoje um dos pianistas Portugueses mais completos da sua geração. À originalidade das suas interpretacões associa-se uma grande solidez conceptual, fruto de uma sólida formação académica.Nascido na Figueira da Foz, iniciou os estudos de piano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga com Natércia Gonçalves, prosseguindo mais tarde os estudos com  Maria Teresa Xavier no mesmo Conservatório e no Conservatório de Música do Porto, onde se diplomou com distinção. Entre 1983 e 1986 aperfeiçoou-se na classe de concerto de Noel Flores na Hochscule Für Musik und Darstellende Kunst de Viena, tendo posteriormente obtido o grau de Master of Music in Performance Studies na Universidade de Reading, Inglaterra e o grau de Doutor (PhD) em Performance na prestigiada Universidade de Leeds, na sequência de uma investigação sobre o grande discípulo de Liszt José Vianna da Motta. Estudou ainda com as pianistas Helena Sá e Costa e Laura O’ Gorman, mas também contactou com figuras como Sequeira Costa, Jörg Demus, Marian Ribicky e Graham Barber.Desde muito cedo a sua vocação para o ensino levou-o a exercer funções docentes no Conservatório de Música de Braga, na Academia de Música de Viana do Castelo e na Universidade do Minho. Integrou por diversas vezes juris de concursos pianísticos, sendo frequentemente convidado a orientar Master Classes em Portugal e no estrangeiro.Luís Pipa apresenta-se regularmente em recitais a solo, integrando grupos de câmara, ou como solista de diferentes Orquestras. Da sua colaboração com outros músicos destacam-se os nomes dos violinistas Gerardo Ribeiro, Sergey Arutyunian Eliot Lawson e Gustavo Delgado, os violoncelistas Paulo Gaio Lima, Jaroslav Mikus,  Alexander Znachonak e Pavel Gomziakov, o flautista Olavo Tengner Barros, os clarinetistas Allessandro Carbonare e Vítor Matos, os cantores Rui Taveira, Sara Braga Simões e Oliveira Lopes, e os maestros Gunther Arglebe, Christopher Bochmann, Miguel Graça-Moura, António Soares, António Baptista, Miguel Clavel, Vasco Faria, Vitor Matos, Alberto Roque, Francesco Belli, Ernst Schelle, Hans Casteleyn e José Alberto Pina. A ele se devem primeiras audições absolutas de algumas obras, nomeadamente dos compositores Luiz Costa, João Heitor Rigaud e Christopher Bochmann, sendo também autor de peças para piano, música de câmara e canções, bem como de publicações de caracter pedagógico e científico. Das suas mais recentes  aparições, destacam-se para além de masterclasses em Portugal e Itália, apresentações na “Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura”, Festival Internacional de Música de Aveiro, Casa da Música (Porto), e em cidades como Viena, Oslo, Amesterdão e Helsínquia, para além da execução integral das sonatas para piano de Mozart, numa série de nove concertos em nove Igrejas Históricas da cidade de Viana do Castelo. Tem-se interessado por outras formas de expressão artística, participando em projectos com os pintores Álvaro Rocha e DeMiranda e os atores/encenadores António Durães e António Fonseca.Luís Pipa possui uma vasta produção discográfica, que contempla repertório desde o barroco ao século XX incluindo, entre outras, obras de compositores como Bach, Scartatti, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Mendelssohn, Debussy, Khachaturian, assim comos numerosas obras de compositores portugueses. e algumas das suas próprias composições, como é o caso do seu CD ‘Portugal’, de 2009. Faixas deste CD figuraram na seleção oficial da companhia aérea portuguesa TAP, incluindo sonatas de Carlos Seixas e ‘My Beautiful Blue Country’, a sua aclamada versão introspetiva para piano solo do Hino Nacional de Portugal. Uma crítica publicada em dezembro de 2014 no Piano Journal considera este CD “notável e original” prevendo que a obra Suite Portugal deixará a sua marca em futuras antologias de música portuguesa, descrevendo ainda Luís Pipa como um pianista de grande “profundidade, poder e nobreza”. É professor de piano e música de câmara na Universidade do Minho, ocupando atualmente os lugares de Presidente da European Piano Teachers Association (EPTA) - Portugal e Vice-Presidente da EPTA internacional. Vem citado no Marquis Who is Who in the World, tendo sido considerado um dos ‘Top 100 Educators 2012’ pelo International Biographical Centre.

*15 ABRIL
18H00| Auditório Vita
Concerto  MIGUEL BORGES COELHO
Entrada: 5 euros.
Natural do Porto, iniciou o estudo do piano com Amélia Vilar, prosseguindo a sua formação no Conservatório daquela cidade sob a orientação de com Isabel Rocha. Como bolseiro da Fundação Gulbenkian estudou na Hochschule fur Musik Freiburg, com Vitalis Margulis e na Escuela Superior de Música Reina Sofia, com Dmitri Bashkirov e Galina Egyazarova. Venceu vários concursos nacionais de piano e obteve o 2º Prémio e o Prémio para a interpretação da obra contemporânea no XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto. Em 1998 o Ministério da Cultura atribuiu-lhe o Prémio Revelação “Ribeiro da Fonte”. Atuou em Portugal, Espanha, França, República Checa, Brasil e Colômbia, nomeadamente no CCB, Casa da Música, Gulbenkian, São Carlos, Euskalduna (Bilbau), Kursaal (San Sebastián), Baluarte (Pamplona), Rudolfinum (Praga) e em festivais como os de Sintra, Póvoa do Varzim, “Dias da Música”, “Terras Sem Sombra”, “Folles Journées” (Nantes), Festival de Quatuors à Cordes en Pays de Fállense, “Festival Mozart “(Coruña),  “Quincena Musical“ (San Sebastián) e Musika/Música (Bilbao). Foi solista com as seguintes orquestras: Orquestra do Algarve, Orquestra APROARTE, Orquestra de Câmara de Praga, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra da EPMVC, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica de Euskadi, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Sinfonieta de Lisboa. Colabora assiduamente com o violoncelista Michal Kanka e com a pianista Marta Zabaleta, tendo atuado ainda com músicos como Afonso Fesch, Paulo Gaio Lima, Asier Polo, Filipe Quaresma, Gerardo Ribeiro, Pedro Ribeiro, António Rosado, António Saiote, Álvaro Teixeira Lopes, Quarteto Capela, Quarteto de Matosinhos, Quarteto Prazak e Quarteto Talich. Fez estreias mundiais de obras de Lopes Graça e J.P. Oliveira. Gravou um CD duplo com obras de Jorge Peixinho (Numérica). Para a editora Praga Digitals (Harmonia Mundi), em colaboração com o violoncelista Michal Kanka ou com o Quarteto Prazak, gravou quatro CD´ s: as sonatas para violoncelo e piano de Weinberg, obras para piano solo e violoncelo e piano de E. Bloch, a Sonata para Violoncelo e Piano op. 6 e o Quarteto com Piano Op. 13 de Richard Strauss, e a obra integral para violoncelo e piano de A. Tcherepnin. O CD dedicado a Weinberg foi Choc Disc para a revista “Le Monde de la Musique” e, tal como os CD´s dedicados a Bloch e Strauss, Diapasón 5 para a revista Diapasón, É Professor de piano na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto.

Programa: 
PARTE I
Beethoven
: Seis Bagatelas op. 126 (1823-1824) 
Andante con moto
Allegro
Andante
Presto
Quasi 
allegretto
Presto
(c. 20 minutos)
Bartok: Sonata (1926)
Allegro moderato
Sostenuto e pesante
Allegro molto
(c. 13 minutos) 
PARTE II
Debussy
Images, premier livre (1905) 
Reflets dans l’eau
Hommage à Rameau
Mouvement
Images, 
deuxième livre (1907)
Les cloches à travers les feuilles
Et la lune descend sur le temple qui fut
Poissons d’or
(c. 30 minutos)

Bilheteira:
Posto de Turismo de Braga
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
Auditório Vita

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,498,440