Festivais, Festas e Feiras
Povoação prepara-se para as Grandes Festas do Corpo de Deus
Já começaram os preparativos para aquela que é considerada a maior festa religiosa do município povoacense. No dia 31 de maio a Vila da Povoação vai engalanar-se para receber as grandes festividades em honra do Corpo e Sangue de Cristo.

30 Mai a 2 Jun 2018
A Festa do Corpo de Deus é conhecida por toda a ilha de São Miguel e na diáspora pelos seus elaborados tapetes de flores e aparas de pinho que enriquecem e dão um colorido mágico às principais artérias da Vila da Povoação.
Consciente desta grande atração, há 3 anos que a autarquia povoacense tem vindo a investir, constantemente, em tapetes de flores decorativos, trabalhos que são autênticas obras de arte espalhadas um pouco por toda a Vila.
Este ano serão elaborados 4 tapetes gigantes de flores meramente decorativos: um de 5,5x15 metros, ao lado da Câmara, em estilo vitral, com a “Mesa dos Apóstolos”; outro de 6x12 metros, junto à igreja, com o “Cristo e a Cruz”; mais outro de 6x12 metros, no Jardim Municipal, com o “Corpo e Sangue de Cristo” e ainda outro de 4,5x4,5 metros, no Largo D. João I, com os “Corações de Cristo”, onde serão investidos perto de 21 mil flores.
De realçar que as varandas dos Paços do Concelho serão igualmente enfeitadas a rigor assim como as de muitos particulares que enriquecem as suas fachadas para o “Corpo de Cristo” passar.
O Programa festivo do Corpo de Deus, organizado pela Câmara Municipal da Povoação, começa no dia 30 às 21:30 com a Abertura das Luzes e a Charanga do Agrupamento dos Escuteiros 766 da Povoação. Mais tarde, seguir-se-á, pelas 22:30, cantigas ao desafio, com José Eliseu, Bruno Oliveira, João Luís Mariano, José Borges e os tocadores Paulo Rocha e Norberto Carvalho, no Jardim Municipal.
No dia 31 o cortejo religioso sai pelas 18 horas e depois às 21:30 a Sociedade Musical do Sagrado Coração de Jesus do Faial da Terra e a Harmónica Furnense atuarão no coreto do Jardim Municipal.
No dia 1 de junho Barbara Azevedo e Filipe Frazão darão um concerto, a partir das 21:30, também no Jardim Municipal e depois seguir-se-á a atuação da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal da Povoação.
Já no dia 2 dia de junho, a partir das 22 horas, os Acoustic Souls e Padre Borga animam o serão no Jardim Municipal.
Finalmente, no dia 3 de junho, o programa encerra com as atuações das Sociedades Musical de Nossa Senhora Penha de França e Marcial Troféu, às 22:30, ainda no Jardim Municipal.
Na Povoação, a procissão do Corpo de Deus realizou-se, pela primeira vez, em 1905, por iniciativa do Pe. Ernesto Jacinto Raposo.
Cinco anos após a primeira procissão foi instituído o Feriado Municipal, por proposta do vereador Manuel Soares Brandão.
Por Portaria de 26 de Junho de 1905 se declarou que “ficaria a cargo das câmaras municipais a festividade da procissão do Corpo de Deus”, compromisso que a autarquia povoacense jamais deixou de cumprir até aos nossos dias.