"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Moinhos de vento

Distrito: Lisboa
Concelho: Amadora

Tipo de Património
Património Material
Descrição

O concelho da Amadora possui um conjunto significativo de moinhos de vento (52), datados do séc. XVIII, sendo de particular interesse dois deles, situados no Alto de Alfragide, junto à estrada Lisboa-Sintra. De torre fixa e capelo rotativo, estão integralmente reconstruídos no seu aspecto exterior, sendo um deles dotado dos mecanismos tradicionais e sujeito a funcionamento regular de manutenção.

Os responsáveis técnicos pela reconstrução (concretizada no primeiro semestre de 1986) foram, respectivamente, o Doutor Jorge Miranda e o Engenheiro João Viegas.

De um modo geral os moinhos do sul de Portugal, e particularmente os do concelho da Amadora, são compostos por uma torre fixa em alvenaria de pedra, com dois pisos, porta voltada a Sul, escada em pedra ou madeira e somente um par de mós.

Possibilidade de visitas para grupos escolares, às 4ªs Feiras, sob marcação no Centro de Documentação e sujeitas a autorização da empresa proprietária. Durante o ano lectivo de 1993-94 teve 450 visitantes.

Câmara Municipal da Amadora
Av. Movimento das Forças Armadas – Mina (2700-595)
Telefone: 21 436 90 00 (geral)
Fax: 21 492 20 82 (geral)
Site: www.cm-amadora.pt
E-mail: geral@cm-amadora.pt

Morada
Câmara Municipal da Amadora:Av. Movimento das Forças Armadas – Mina
2700-595
Amadora
Telefone
21 436 90 00
Fax
21 492 20 82
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
14/10/2015
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,225,318