"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Personalidades

João José Vaz

Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal

Tipo de Património
Personalidades
Biografia

Notável pintor nascido em Setúbal, a 9 de Março de 1859 e falecido a 15 de Fevereiro de 1931. Muito cedo revelou as suas capacidades artísticas, vindo a entrar para a Academia de Belas Artes, em 1872. Recebeu aí o apoio do mestre Tomás da Anunciação, excelente pintor animalista, que lhe transmitiu os seus conhecimentos. Outro mestre de renome que contribuiu para o desenvolvimento do seu talento artístico, foi Silva Porto. Os temas preferidos por João Vaz foram a paisagem terrestre e marítima.

A par da pintura, foi professor de desenho, na Escola Industrial Afonso Domingues, onde mais tarde virá a ser Director. Foi fundador juntamente com outros artistas da sua época, do chamado "Grupo do Leão", que levou a efeito a organização de várias exposições, e onde ele próprio participou. Colaborou também no Grémio Artístico e na Sociedade Nacional de Belas Artes, além de expôr em outras exposições realizadas fora do país - Paris, em 1900; S. Luís, em 1904; Rio de Janeiro, em 1908.

Dedicou-se também à pintura decorativa, tendo juntamente com o seu amigo António Ramalho, decorado o Teatro Garcia de Resende, em Évora. Dentro desta área, é autor de diversos painéis que se encontram no Museu de Artilharia, na Faculdade de Medicina, na Cervejaria do Leão de Ouro, no estabelecimento de Ramiro Leão, em Lisboa; no Hotel do Buçaco, em Alcácer do Sal, etc.. Está representado em diversos museus portugueses, caso por exemplo do Museu de Arte Contemporânea.

Pelos seus trabalhos foi nomeado Académico de Mérito e foi agraciado com a Ordem de Santiago. Em homenagem ao pintor, na Escola Industrial Afonso Domingues, foi levantado um busto em bronze, esculpido por José Pereira; encontra-se uma reprodução em mármore num monumento inaugurado em 18 de Setembro de 1949, na sua terra natal.

Prémios
Ordem de Santiago da Espada
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
11/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,227,238