"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu de Lisboa - Santo António

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Museu de Santo António
Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Lisboa
Descrição
 
Museu monográfico dedicado à vida e culto de Santo António (Lisboa c. 1190, Pádua 1232). A exposição permanente integra alfaias litúrgicas, gravura, pintura, imagética (erudita e popular), azulejos, cerâmica e variados objetos de devoção.
 
Característico de Lisboa, o culto antoniano tem uma expressão de tal modo forte que se valorizou a dimensão popular do Museu, tornando-se um lugar de visita obrigatório de devotos do Santo, o que confere a este espaço uma inesperada dimensão antropológica.
 
O Museu Antoniano, criado em 1962 no edifício anexo à Igreja de Santo António em Lisboa, erguida onde tradicionalmente se considera ser o local onde nasceu o Santo, está atualmente a ser objeto de requalificação e ampliação, prevendo-se a abertura do novo Museu de Santo António no final de 2013.
 
O projeto de arquitetura, desenvolvido pelo Atelier P06, contempla o alargamento da área do Museu, ampliando significativamente o espaço expositivo e permitindo a criação de um centro de documentação.
 
A intervenção passa ainda pela implementação de um novo discurso museológico, reforçando o caráter cultural de Santo António, não só do ponto de vista histórico e religioso, mas também a sua importância como fenómeno social e antropológico.
Modo de funcionamento

Horário
Terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h
Encerra 2ª feira e feriados

Bilhetes
Entrada gratuita

Transportes
Elétrico: 28
Autocarro: 37

Morada
Largo de Santo António da Sé, 22
1100-499
Lisboa
Telefone
+351 218 860 447
Fonte de informação
Câmara Municipal de Lisboa
Data de atualização
12/12/2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,188,242