"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Mercado Municipal de Vila Franca de Xira

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Vila Franca de Xira

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Uso atual
mercado
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Descrição

Foi entre 2000 e 2006 que decorreu o processo de recuperação do património azulejar do Mercado Municipal de Vila Franca de Xira, com o objetivo de restabelecer física e quimicamente os materiais e devolver a integridade estética ao conjunto.

O edifício do Mercado Municipal de Vila Franca de Xira foi inaugurado em Abril de 1929 e desde então representa um marco da vida económica e social deste município, bem como uma referência artística para a região, pela sua arquitectura e pelos painéis de azulejos que o revestem. A encomenda destes painéis por parte da Câmara Municipal à Fábrica de Louças de Sacavém ocorreu entre 1929 e 1933.

A azulejaria de exterior desempenha aqui um papel importantíssimo, funcionando como símbolo da região, pela recriação que fazem dos cenários e motivos etnográficos. A cada um dos quatro torreões que marcam os acessos principais ao interior do Mercado foi destinada a representação das estações do ano e de todo o ciclo agrícola. É visível ainda o apelo às tradições locais, como algumas figuras paradigmáticas da cultura como o campino, a varina e o varino. O programa decorativo inclui ainda um vasto conjunto de azulejaria seriada com motivos vegetais e figuração animal, que intercalam com os figurativos.

A intervenção nos painéis azulejares do Mercado Municipal foi iniciada em 2000 com a inventariação de todos os azulejos (que incluiu o seu registo fotográfico e gráfico), seguindo-se o levantamento das patologias e os estudos científicos para posterior definição da proposta de tratamento (em colaboração com o Instituto de Oceanografia e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro de Coimbra), sendo que os respetivos tratamentos de conservação e restauro foram iniciados em 2005 e concluídos durante 2006.

Para esta intervenção, a Câmara Municipal estabeleceu em 2004 um protocolo com o Instituto Politécnico de Tomar, por oferecer condições de laboratório e técnicos especializados na área, que garantiam a execução dos tratamentos conforme o definido.

Os técnicos especializados procederam ao levantamento integral dos 15 060 azulejos, os quais foram devidamente marcados, embalados e transportados para as instalações do Instituto Politécnico de Tomar, onde foram efectuados os tratamentos de imersão, dessalinização, colagem de fragmentos, fixações de vidrado, consolidações e execução de réplicas (pela Fábrica de Cerâmica Aleluia), seguindo-se os trabalhos de assentamento dos azulejos nas fachadas e a execução dos acabamentos (com a aplicação de massas de preenchimento e reintegração cromática com tons semelhantes aos originais). Foram ainda recuperados alguns motivos figurativos de painéis que se haviam perdido através da execução de réplicas, após a realização de um estudo nos arquivos fotográficos e documentais do município.

Justificou-se o levantamento integral dos azulejos para que fosse garantida a eficácia do tratamento de erradicação das algas, que contaminavam os azulejos, e a substituição das argamassas com fraca adesão ao suporte.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira foi, assim, promotora de um processo de investigação e estudo, tendo sempre presente ao longo de todo o processo a relação existente entre a comunidade local e este bem patrimonial.

Com esta intervenção, fundamentada cientificamente, inovadora e eticamente enquadrada, devolveu-se à cidade um dos seus bens patrimoniais mais emblemáticos.

Modo de funcionamento
Horário: 7h00-15h00. Encerra ao domingo.
Morada
Rua Dr. António José d'Almeida / Rua António Maria Eugénio d'Almeida / Rua Manuel Afonso Carvalho Rua António Palha
2600 Vila Franca de Xira
Telefone
263 285 460
Fax
263 271 513
Fonte de informação
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Data de atualização
16/07/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "ANTIGONICK"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça de Anne Carson, pelo Teatro da Rainha.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,409,960