"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Lâmpada de Altar

Lâmpada de prata branca, suportada por três cadeias e encimada por uma imponente coroa fechada com imperiais, em prata vazada e repuxada, seguindo o modelo das coroas de imagens de Nossa Senhora. Uma peça do Museu do Oriente.


Lâmpada de altar

Goa, 1792
Prata, repuxada, fundida, incisa e cinzelada
95 × 35 cm
3182 gr.
Inscrição: “O Senhor Cappitaõ de Mareguerra Ioaquim Carneiro Machado Irmaõ da Ordem dos Eremitas Augustinianos Offereceo esta Alampada à N. S. da Penha de Franca de Macao. Anno 1792”
© Hugo Maertens/BNP Paribas
Museu do Oriente/ FO/0625

Obra datada de 1792, dá-nos igualmente a conhecer não só a identidade do seu encomendante, como o local a que era destinada — a Igreja da Penha de França de Macau —, o que, por sua vez, documenta ainda a presença de peças produzidas por ourives indianos na Ásia Oriental e revela a existência de complexas redes de produção e circulação de objetos, como testemunham outras obras conhecidas de fabrico indiano conservadas em Macau.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,964,342