"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Polvorinho

Polvorinho em forma de cantil com colo alto, totalmente revestido por finas placas de marfim recortadas em forma de pétalas e dispostas a partir do centro em sucessivos círculos concêntricos, compondo uma flor de lótus. Uma peça do Museu do Oriente.

Polvorinho
Guzerate (?) ou Norte da Índia (?), século XVII
Marfim, latão, laca (?)
26,9 × 12,9 × 3,6 cm
© Hugo Maertens/BNP Paribas
Museu do Oriente/ FO/0644

O polvorinho, que, como o nome indica, serve para guardar a pólvora, pode apresentar as mais diversas formas e materiais, decorados com temática venatória ou ainda com elementos fitomórficos. A escolha do lótus na decoração tem um profundo simbolismo. Significando pureza e perfeição.
Requintados polvorinhos em marfim e noutros materiais exóticos foram executados na Índia em simultâneo com o aumento do número de espingardas.
No final do século XVI passam a ser exportados para a Europa, encontrando-se documentados nas colecções reais europeias. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "ANTIGONICK"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça de Anne Carson, pelo Teatro da Rainha.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,425,824