"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Morte de São Francisco Xavier

Miniatura enquadrada por tarja verde, legendada em latim: S. Franciscus Xavier. 

Uma peça do Museu do Oriente.


Morte de São Francisco Xavier
Portugal, segunda metade do século XVII
Pintura policroma a têmpera e ouro sobre pergaminho
43,3 × 33,5 cm
Museu do Oriente/ FO/1351

Nela se representa de forma ingénua na praia, junto ao mar, o Santo morto, deitado sobre uma esteira e abrigado por uma cabana rudimentar, tendo nas mãos o rosário e o crucifixo, ao longe avista-se o navio que o transportou.

Após evangelizar o Japão, preparava-se o padre Francisco para entrar na China continental e aí prosseguir a sua pregação quando adoeceu gravemente vindo a falecer em 3 de dezembro de 1552, em odor de santidade, na ilha de Sanchoão, em local já frequentado pelos portugueses que ali, ferozmente vigiados pelas autoridades locais, tinham levantado um abarracamento temporário para levarem a cabo as proveitosas trocas de seda chinesa por prata do Japão.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,178,527