"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Contador de Ceilão

A decoração exterior, preenche todas as superfícies com delicados e minuciosos motivos vegetalistas em imbricados de enrolamentos sucessivos muito semelhantes aos que se encontram nos têxteis deste período. 

Uma peça do Museu do Oriente.


Contador

Ceilão, c. 1635-1680
Madeira de cedro (?), papel, marfim, prata e latão
40 × 55 × 35 cm
Museu do Oriente/FO/0631

As ferragens compostas por cantoneiras, charneiras e espelhos de fechadura, são de prata recortada, gravada com motivos vegetalistas, e escurecida. Apresenta argolas para transporte nas ilhargas.

Interiormente, no reverso das portas, a decoração é figurada: o mesmo tipo de complexos enrolamentos enquadra dois painéis centrais onde se representa Adão e Eva no Paraíso, ladeando a árvore da sabedoria. As frentes das gavetas são preenchidas com motivos da fauna e flora locais organizados em simetria segundo eixos formados por árvores. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,192,600