"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Oratório-Relicário

O oratório-relicário de prata doado pelo padre André Coutinho ao convento do Carmo da Vidigueira, não só ilustra claramente o cruzamento de influências artísticas, como denuncia o renovado culto das relíquias, uma das orientações privilegiadas da Contra-Reforma.

Uma peça do Museu Nacional de Arte Antiga


Oratório-Relicário

Século XVI
Prata parcialmente dourada, policromia, madeira e veludo; cobre e papel
Proveniência: Convento do Carmo da Vidigueira
Inv. 99 Our

O estabelecimento dos portugueses na Índia efetuou-se simultaneamente no âmbito civil e religioso. A divulgação da Palavra cristã assentou não só na proliferação de construções religiosas como na preocupação de mobilar o seu interior com alfaias litúrgicas e imagens que materializassem a mensagem divina. Esses objetos que testemunham linguagens artísticas híbridas de inegável inspiração nos modelos levados da Europa (placas gravadas, catecismos, estampas avulsas) caracterizam-se, sobretudo, pela sua portabilidade, definindo uma sociedade intrinsecamente dinâmica e comercial.

Esta peça em prata, uma das mais importantes da ourivesaria cristã indo-portuguesa, integra um conjunto composto por uma estante de missal e um porta-paz, legado à capela de Nossa Senhora das Relíquias daquele cenóbio.

O oratório-relicário é agora reequacionado à luz das últimas observações feitas após a intervenção de conservação efetuada em 2009. As novas informações obtidas apontam para linhas de investigação que poderão desafiar alguns dos dados tomados até ao momento como seguros, tal como o seu local de produção.

Executado no Oriente com recurso a técnicas ocidentais e orientais, é constituído por placas de prata, parcialmente dourada e policromada, aplicadas sobre madeira.

A sua proveniência profusamente documentada atesta de forma inequívoca o cruzamento tanto de fontes de inspiração como de técnicas, numa miscigenação tão perfeita quanto necessária.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,209,543