"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Colcha, Índia final do século XVI

O núcleo de colchas bordadas da coleção de têxteis do Museu Nacional de Arte Antiga é um agrupamento significativo pela sua quantidade, qualidade e diversidade. 

Uma peça do Museu Nacional de Arte Antiga


Colcha (fragmento)
Trabalho indo-português
Final do século XVI (1580 - 1600)
Algodão. Bordado a algodão
A.213 x L.162 cm
Inv. 3413 Tec

Contrariamente a outras tipologias – paramentaria, tapetes e tapeçaria – que deram entrada no museu por transferência de conventos e mosteiros, este conjunto foi maioritariamente constituído através de compras.

Foi Maria José de Mendonça, com uma persistência assinalável e um grande rigor nas compras, que a partir do final dos anos trinta iniciou uma coleção coerente, hoje formada por cerca de sessenta exemplares com origem de feitura e destino bem diferenciados.

Este fragmento de colcha, constituído por um pouco mais de metade da totalidade do exemplar íntegro, distingue-se de todas as outras peças e só encontra paralelo numa colcha do Victoria and Albert Museum, em Londres.

A estrutura da composição dá uma enorme importância à cercadura principal preenchida por um padrão formado por desenhos geométricos minuciosos que traduzem uma forte influência do Islão. O campo é totalmente preenchido por um medalhão circular. Um octógono central, com decoração vegetalista, é rodeado por uma coroa circular onde os elementos geométricos e florais alternam com figuração humana e animal. Duas cercaduras secundárias são preenchidas com cenas de caça.

Homens a pé e a cavalo, ou montados em elefantes e camelos, armados de espingardas, arcos e flechas, escudos e lanças caçam leões e gazelas. Por vezes, as caçadas são interrompidas por cenas marítimas ou por episódios do quotidiano dos europeus como, por exemplo, dois homens sentados em cadeiras de espaldar alto tomando uma refeição ou, mais adiante, debruçando-se sobre um documento.

A minúcia do bordado, o rigor da composição, a sabedoria no uso do vermelho e do azul na construção dos vários elementos aliados ao facto do uso exclusivo do algodão fazem desta peça um exemplar excecional no mundo dos bordados indianos.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,740,677