"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Biombo representando a Nau do Trato

Biombo articulado composto por seis folhas, que se assemelha no seu colorido aos biombos ditos “de Coromandel”, pois a sua decoração cria uma ilusão de laca escavada, que é dada pelos vários apontamentos de vegetação presentes em toda a superfície do biombo. 

Uma peça do Museu do Oriente.

Biombo representando a Nau do Trato
Biombo de seis folhas
China, segunda metade do século XVII
Madeira de criptoméria japónica, laca policroma, pó de ouro e prata, couro, ferragens em liga de cobre dourado
194 × 224 cm
© Hugo Maertens/BNP Paribas
Museu do Oriente/FO/1229

Nele se evoca uma das embaixadas tributárias à China decorrentes das permanentes ofensivas holandesas para suplantar as posições portuguesas.

O artista inspirou-se na organização dos biombos namban seguindo o mesmo modelo: a grande nau em primeiro plano, a perícia dos marinheiros que se afadigam nos preparativos de desembarque, a descarga das diversas mercadorias e finalmente o cortejo de bens preciosos e animais exóticos em terra, dirigindo-se ao potentado local. Ao contrário dos biombos namban, onde figuram japoneses, aqui as personagens chinesas estão ausentes, indicando pelo menos visualmente a separação entre as duas culturas e a nítida intenção de afirmação de supremacia do poder chinês recebendo os tributos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,854,133