"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Roteiro no Centro Histórico de Colares

Colares, antiga sede de concelho, é uma vila cuja história se perde nos confins dos tempos. Subindo pelo esplendor do verde da Serra de Sintra, contempla todo o fértil vale com o seu nome, tendo como pano de fundo o imenso oceano, invadido pelo Cabo da Roca, “onde a terra acaba e o mar começa”.


Colares, antiga sede de concelho, é uma vila cuja história se perde nos confins dos tempos. Subindo pelo esplendor do verde da Serra de Sintra, contempla todo o fértil vale com o seu nome, tendo como pano de fundo o imenso oceano, invadido pelo Cabo da Roca, “onde a terra acaba e o mar começa”.

Dessa forma, torna-se possível fazer um atraente roteiro no centro histórico da vila, onde podemos admirar a sua riqueza histórica e patrimonial, consubstanciada nas belas igrejas, nos palacetes das velhas quintas e nos “chalets” característicos dos finais do século XIX, que nos surgem pelo meio do casario rústico; conhecer os locais habitados por figuras iminentes da nossa cultura como Carlos França, Viana da Mota ou Veloso Salgado; falar de alguns colarenses ilustres como D. Dinis de Melo e Castro, D. Jerónimo Contador de Argote ou  José Inácio da Costa e, ainda, recordar descrições literárias de escritores e poetas, que por estas terras se fascinaram, como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Alexandre Herculano ou William Beckford, entre tantos outros.

Este passeio termina na formosa Várzea de Colares, atravessada pelo Rio das Maçãs (que desagua na bela praia que tem o seu nome), junto à linha do velho elétrico, hoje reativado, e da Adega Regional que é o marco perpétuo do sempre muito apreciado vinho ramisco, o primeiro que o nosso país exportou por esse mundo.

São estas, algumas das razões que nos fazem convidar a vir connosco descobrir Colares. 



Roteiro efetuado pela Câmara Municipal de Sintra
Núcleo de Roteiros Culturais

O Núcleo de Roteiros Culturais é um serviço aberto a grupos, compostos no mínimo por 10 participantes, das mais diversas proveniências cujo objetivo é divulgar o Património Histórico-Cultural do Concelho de Sintra.

Este Núcleo realiza passeios subordinados às mais diversas temáticas, sendo de realçar os Roteiros Queirosiano, Medieval, Romântico, Centro Histórico de Sintra, Hans Christian Andersen, Igrejas Rurais de Sintra, Centro Histórico de Colares, entre outros, que possam ser efetuados a partir de solicitações que nos sejam formuladas.

Deverá ser efetuada uma consulta prévia para os Roteiros Culturais, a fim de verificar se existe disponibilidade, na agenda de marcações, para a data pretendida.

Os roteiros apenas são efetuados mediante marcação.

Departamento de Cultura, Juventude e Desporto

Email: dcul.associativismo@cm-sintra.pt

Tel: 21 923 88 28

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,970,116