"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Rota do Ferro e derivados

Em Barcelos produz-se inúmeras peças em ferro, cobre, estanho, latão e outros materiais derivados. Este tipo de artesanato é muito apreciado pelo seu trabalho pormenorizado e variedade de peças.


À exceção de alguns utilitários (candeeiros, potes, vasos, cataplanas, alambiques, etc.), a maioria das peças produzidas são para efeito decorativo, como por exemplo, os candelabros, os regadores, as candeias, os lampiões, as almotolias, entre outras.

Uma das peças mais apreciadas pelos turistas/visitantes são os famosos Galos de Barcelos em ferro ou cobre.

No âmbito desta rota é de destacar a notável loja de trabalhos em Cobre que existe na rua da Madalena em pleno centro de Barcelos há mais de 80 anos.






Agenda
Conferências

Falemos da Morte

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 17 Dez 2025  |  09h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O Professor de Inglês"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Professor de Inglês" (The Penguin Lessons). Uma história que é uma inspiração de empatia, amizade e resiliência. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
117,213,328