Roteiros
S. Torcato e seus Moinhos
S.Torcato é uma pequena vila a 6km de Guimarães, com um vasto património histórico-cultural, onde se sente a harmonia entre a Terra, o Homem e o Rio, sempre interligados por caminhos com História que tentaremos recuperar e preservar.

Sendo um vale de tradições rurais, com a introdução do milho rijo em meados do século XVI, os moinhos tiveram um papel importante no desenvolvimento económico local.
Partida e chegada: S. Torcato
Âmbito: Desportivo, histórico-cultural, ambiental e paisagístico
Tipo de percurso: de Pequena Rota, por caminhos rurais
Distância a percorrer: 8,5 Km - circular
Duração do percurso: Cerca de 4 horas
Nível de dificuldade: Fácil
Desníveis: Pouco acentuados
Época aconselhada: Todo o ano
>> FOLHETO [pdf]
1. Mosteiro de S. Torcato

No interior do mosteiro venera-se o corpo incorrupto do primeiro mártir do cristianismo ibérico, que repousa em mausoléu, na Capela-mor do Santuário, onde recebe a veneração dos fiéis, que ali acorrem em romaria. A devoção ao santo cedo transformou a localidade num dos maiores centros romeiros do norte do país.
O Santuário abre para o Terreiro das Missas Campais, um amplo quadrilátero empedrado, de abundante arvoredo, bancos de pedra à volta e dois coretos simétricos, onde, em dias festivos, evoluem as tradicionais danças populares, executadas pelos dois exímios ranchos folclóricos existentes na freguesia.
Ao fundo do terreiro, abre-se, em cota desnivelada, um frondoso parque, com lago artificial e barcos de recreio, muito disputados no Verão pelos visitantes, sobretudo pela criançada.
Contacto: Irmandade de S.Torcato
Tel. 351 253 551 150

Prof. Doutor Diogo Freitas do Amaral

A existência do moinho de água entre nós comprova-se com indubitável segurança já no século X, sendo muito abundantes os textos que, daí em diante, aludem a moinhos, molinos, molendini aquae, ou sesegas, sessecas ou sesigas molinarium ou molinantium (que são o local onda estava o moinho, ou as bases onde eles seriam edificados).
Dentro da categoria geral dos moinhos de água, podem definir-se dois tipos fundamentais: I- moinhos de roda horizontal, que podem ser: de rodízio, com penas; de rodete submerso (sistema de turbina) e II – moinhos de roda vertical, ou azenhas, que podem ser de propulsão superior; e de propulsão média e inferior (azenhas de rio). Nesta região os moinhos existentes são de rodízio. Todo o conjunto está situado no interior de pequenas habitações que, nesta região, são feitas de alvenaria de pedra, cobertas a telha de canudo formada por duas partes distintas sobrepostas – o sobrado e o cabouco ou inferno.
Não foi só ao longo de pequenos rios – rio Febras e rio Torto – ou ribeiros, que nesta região, o engenho do homem construiu essas maravilhas, mas também nas margens dos rios mães, desses pequenos rios – é o caso do Rio Ave.
Moinho de rodízio, ainda em pleno funcionamento (segunda a sábado). Para além da visita, pode comprar-se o pão característico da região – broa de milho, aos actuais moleiros: o Sr. António e a D. Joaquina.

Este pastor, segundo a tradição, foi morto, com mais 27 acompanhantes fiéis à religião católica, exactamente em S.Torcato, pelo bárbaro Muça, chefe de um comando de muçulmanos, quando atacava Guimarães em 715. Mais tarde, segundo a mesma tradição, por sinais vindos do céu, foi anunciado o local onde se encontrava o corpo de S.Torcato. E, ao ser retirado o cadáver, brotou uma caudalosa fonte que, desde então, sempre serviu para curas de romeiros crentes na lenda.

As campanhas arqueológicas dos anos 80 do século passado, que fazem situar a ocupação nos primeiros tempos da idade média, permitiram destacar elementos pré-românicos de importância significativa, definindo-se este monumento como um dos mais emblemáticos testemunhos da arte visigótica do norte do país.
Os mais importantes vestígios são os frisos de calcário que decoram a parte interna da capela-mor.
Contactos úteis
G.N.R. | tel.: +351 253 551 384
Farmácia | tel.: +351 253 551 752
Centro de Saúde de S. Torcato | tel.: +351 253 551 372
SOS Floresta | 118
SOS Emergência | 112
Visitas guiadas aos percursos
Ecoturismo Montanha Viva
tel.: +351 919 660 625
info@montanhaviva.com