"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Tavira - Cachopo "A SERRA"

A Câmara Municipal de Tavira disponibiliza um variado conjunto de audioguias. Programe a sua visita e descubra os locais e pontos de interesse de cada percurso, acompanhados de uma breve descrição histórica e patrimonial.


Partindo da rotunda "da vela" siga pela E.R. 125 em direção a Vila Real de Santo António, atravesse a ponte de Tavira (E.R. 125). No final desta volte à sua esquerda e desça pela estrada. À direita, no cruzamento encontrará uma placa indicando Cachopo. Aprecie a viagem junto ao rio. A cerca de 4 km aparecerá um entroncamento, e nova indicação Cachopo (à esquerda). A partir desta iniciará uma viagem de cerca de  quarenta quilómetros até à mais serrana das freguesias do concelho. A freguesia de Cachopo incorpora 53 montes e os seus habitantes dedicam-se sobretudo a agricultura, pecuária, apicultura e produção de cortiça. Desenvolvem-se nesta localidade atividades de artesanato, nomeadamente trabalhos em linho, fabrico de aguardente de medronho, apicultura, enchidos, queijos, pão e carne de caça.

Neste circuito poderá conhecer o património histórico, arqueológico, cultural e natural da região. Pela E.N. 397 encontrará indicações direcionais para os "montes" típicos da Picota, Portela da Corcha, Vale da Murta e Garrobo. No Monte da Ribeira, desfrute de um belo vale, entre colinas serranas. Procure conhecer também os montes da Azinhosa, Graínho, Casas Baixas e o Monte de Alcarias de Baixo. Um pouco adiante descobrirá a arquitetura serrana: casas em xisto e caiadas, fornos comunitários, eiras, fornalhas e chaminés rendilhadas. Nesta zona encontramos os Moinhos de Vento, construções destinadas a transformação de cereais a partir da energia eólica. Hoje sem atividade, estas estruturas estão em ruínas ou reconvertidas em habitações.

Ao entrar na aldeia de Cachopo, encontra uma bifurcação. Vire à esquerda e estacione a sua viatura. Aí começa uma caminhada pelo centro de cachopo, siga até ao Largo da Igreja e visite a Igreja Matriz de Santo Estêvão, local de peregrinação, datada de 1535. Nesta zona poderá também visitar as oficinas do ferreiro e do albardeiro.

Pela rua Matos Casaca visite o Núcleo Museológico de Cachopo, instalado na antiga Casa dos Cantoneiros. Este núcleo etnográfico e antropológico retrata a cultura e os costumes do povo da Serra.

Seguindo a E.N. 124, rua Padre Júlio Oliveira, volte à direita pela Rua da Escola e visite no largo A Lançadeira, oficina de artesãos. Nos seus teares são criadas manualmente peças de lã, linho ou algodão. Encontrará também trabalhos em ferro forjado, miniaturas em madeira, malhas, ponto cruz, rendas e crochés. De regresso à estrada principal visite "O Moinho" e tome novamente a sua viatura. Siga em direcção de São Brás de Alportel, até à Fonte Férrea de Cachopo, cujo nome deriva da qualidade das suas águas ricas em ferro, rodeada por uma vegetação luxuriante.

Vá em direção do sítio da Feiteira. Aproveite a visita e percorra os Miradouros Naturais do Marco Geodésico de Cachopo, Alcaria Alta, Fonte da Rata e o Cerro do Malhanito a 479 metros de altura a partir do qual usufruirá de uma extraordinária paisagem da serra e do barrocal.

De regresso ao centro de Cachopo, procure o desvio para o Monte da Mealha sob indicação de Vale João Farto. Atravessando Vale João Farto, Navalha, encontrará as Casas Circulares, vulgarmente conhecidas por palheiros. Estas edificações em pedra e telhados colmo ou junco da ribeira, de origem pré-histórica, servem para armazenamento de alimentos para animais.

Junto a Mealha, situa-se uma Necrópole, a Antas das Pedras Altas, monumento funerário do neolítico e em Alcaria Pedro Guerreiro a Anta de Masmorra. De regresso a Tavira encontrará indicação para Cabeça Gorda onde poderá desfrutar de magnificas paisagens.

 


Duração variável: percurso em automóvel.

>> Mapa do percurso
>> Audio Guia
Com o sistema de audio guias, editado pela autarquia, todos podem escolher os programas de visitas aos locais e pontos de interesse no concelho. Os audio guias apresentam diferentes sugestões e propõem três percursos na cidade: Vila-a-Dentro, Além da Ponte e Aquém da Ponte. São identificados os pontos de interesse mais relevantes, sendo os mesmos acompanhados por uma breve descrição histórica e patrimonial. Os percursos das freguesias do concelho propõem diversos itinerários: Ilha de Tavira, Cabanas e Conceição, Santa Luzia e Luz de Tavira, Santo Estêvão e Santa Catarina da Fonte do Bispo e Cachopo. A história de Tavira é também apresentada nos audio guias, com temas referentes aos vários períodos históricos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,938,841