"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Tavira - "Parque Natural da Ria Formosa"

Santa Luzia e Luz. Circuito em viatura, com duração variável.

Praia do Barril - Cemitério das Âncoras, Santa Luzia


Partindo da estação de comboios de Tavira, contorne a rotunda e siga na primeira avenida à direita, ladeando a Escola Secundária de Tavira. No entroncamento volte de novo à direita, seguindo a indicação para Santa Luzia, localidade que encontrará a cerca de dois quilómetros de Tavira. De 1577 datam os primeiros registos da povoação edificada por iniciativa de pescadores. A Ermida é dedicada a Santa Luzia, mártir siciliana e protectora dos que padecem dos olhos e padroeira da freguesia. Em Santa Luzia, designada "Capital do Polvo", assista à chegada ao cais dos barcos carregados de cefalópodes. Aprecie a vida desta localidade piscatória e as artes de pesca que convivem com o turismo e a hospitalidade das suas gentes. Saboreie num dos restaurantes, a típica gastronomia do polvo. Santa Luzia com apenas 430 hectares é a mais pequena freguesia do concelho de Tavira. No largo da igreja poderá observar a Igreja Matriz de Santa Luzia do século XVI, posteriormente reconstruída em meados do século XX, com a ajuda da população.

Igreja Matriz de Santa Luzia
Em direcção ao mar vá até à Praia da Terra Estreita, extenso areal situado em pleno Parque da Ria Formosa, mesmo em frente à povoação, cujo acesso é assegurado por uma carreira regular de barcos. Poderá também seguir a marginal de Santa Luzia em direcção a Pedras D'El Rei e dirigir-se à Praia do Barril, a qual tem acesso pedestre ou através de um pequeno comboio do complexo turístico. Observe o imponente "cemitério das âncoras" e vestígios da antiga armação do atum existente em 1842, reconvertido numa área comercial.

"Cemitério das Âncoras, Praia do Barril"
De volta à Estrada Nacional 125, passando o Aldeamento Pedras D'El Rei encontrará à sua esquerda a famosa oliveira bimilenária, classificada de interesse público em 1984, com uma copa de 7.70 metros de altura e um diâmetro maior de 11,80 metros.

Ao chegar a E.N. 125, volte à sua esquerda em direcção a Faro. A cerca de quatro quilómetros encontrará Luz de Tavira. Observe no centro da vila casas típicas com platibandas trabalhadas em argamassa na parte superior das fachadas e chaminés típicas, muito pronunciadas ou entalhadas. À saída da vila, no Largo da República, visite a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Trata-se de um templo de fachada maneirista, com um portal lateral manuelino, com intercolunios e capitéis lavrados com parras e cachos de uvas. No interior da Igreja destaca-se um retábulo maneirista, datado do século XVI.

Portal manuelino da Igreja de Nossa Senhora da Luz
Retome novamente a direcção de Faro e verá à esquerda a indicação Torre de Aires ou Ares. Visite este monumento circular em alvenaria, de origem medieval ou possivelmente árabe, que com o Castelo de Tavira e outras torres, integrava o sistema defensivo da região. A poucos quilómetros desta torre existem vestígios da antiga cidade romana de Balsa (século I a VI), ainda inexplorada e talvez um dos mais importantes povoados romanos na península Ibérica (propriedade privada).

Regressando à E.N. 125, direcção Faro, à esquerda encontrará Livramento. Visite a Ermida de Nossa Senhora do Livramento, datada de 1708, templo de pórtico simples, rematado por um frontão curvo ladeado por dois campanários. No seu interior encontramos um altar barroco, construído com mármores algarvios. De regresso para Tavira, pela E.N. 125, aproveite para visitar a Quinta dos Aromas que está localizada no sítio da calada.


>> Mapa do percurso
>> Audio Guia

Com o sistema de audio guias, editado pela autarquia, todos podem escolher os programas de visitas aos locais e pontos de interesse no concelho. Os audio guias apresentam diferentes sugestões e propõem três percursos na cidade: Vila-a-Dentro, Além da Ponte e Aquém da Ponte. São identificados os pontos de interesse mais relevantes, sendo os mesmos acompanhados por uma breve descrição histórica e patrimonial. Os percursos das freguesias do concelho propõem diversos itinerários: Ilha de Tavira, Cabanas e Conceição, Santa Luzia e Luz de Tavira, Santo Estêvão e Santa Catarina da Fonte do Bispo e Cachopo. A história de Tavira é também apresentada nos audio guias, com temas referentes aos vários períodos históricos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,933,492