"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

TAVIRA - Ilha de Tavira, Cabanas e Conceição

A Câmara Municipal de Tavira disponibiliza um variado conjunto de audioguias. Programe a sua visita e descubra os locais e pontos de interesse de cada percurso, acompanhados de uma breve descrição histórica e patrimonial.

Ilha de Tavira


Inicie este percurso a partir da Praça da República, com o jardim público (jardim do Coreto) à sua esquerda. Encontrará um primeiro entroncamento. Siga a indicação Quatro-Águas. No percurso verá as salinas à sua direita. Ao chegar a Quatro-Águas atravesse de barco a Ria Formosa, para a Ilha de Tavira (praia do medo das cascas) dotada de parque de campismo, bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Após a praia regresse pelo mesmo percurso até ao mercado municipal e atravessando a Ponte dos Descobrimentos para a outra margem, passe na primeira rotunda (Balsense) e depois na segunda à direita em direcção Vila Galé Albacora. A dois quilómetros, encontrará de novo as salinas, muito visitadas na Primavera por flamingos. À sua esquerda encontrará o Forte do Rato. No Hotel Albacora visite o Núcleo Museológico da Pesca do Atum.

Regresse de novo à rotunda e siga em direcção Vila Real de Santo António pela E.N. 125, vire à direita na indicação Conceição de Tavira. Após a passagem de nível encontrará Cabanas de Tavira. Por volta de 1734, a armação do atum iniciou a sua actividade e surgiram as primeiras "cabanas", indispensáveis à guarda dos apetrechos de pesca e alojamento da companhia, as quais dariam o nome à terra.

Na marginal à esquerda e sempre junto à ria encontrará no final a Fortaleza de São João da Barra, mandada construir em 1656 pelo Conde Val de Reis no reinado de D. João IV e reconstruída em 1793. Este exemplar da arquitectura militar portuguesa é actualmente propriedade particular.

De regresso de novo junto à marginal encontrará no lado esquerdo um pequeno cais de embarque, a partir do qual poderá atravessar de barco até à Praia de Cabanas-Mar, para momentos de praia e lazer. De regresso e após a passagem de nível entrará na freguesia da Conceição de Tavira. São de 1518 as primeiras referências à existência de Conceição, um relatório dos visitadores da Ordem de Santiago.

Mesmo junto à estrada ­­aprecie a magnífica Igreja de Nossa Senhora da Conceição (do século XVI). Nela se destaca a Capela-mor coberta por uma abóbada de aresta cujo fecho apresenta as armas da ordem de Santiago. A fachada principal sofreu intervenções no século XVIII, que lhe conferiram formas barrocas que se observam no seu remate e um pórtico da fachada com decoração tardo-gótico manuelina.

Continue até à E.N. 125, no cruzamento estará frente ao Campo de Golfe de Benamor. Volte à sua direita de novo na direcção de V.R.S.A. No sítio da Caiana, siga a indicação Balieira do Lacém à direita, por caminho de terra batida. Descobrirá magnificas paisagens de pomar com o azul do oceano ao fundo. Desfrute as águas calmas e tépidas do oceano que se confundem com as da ria. De regresso pelo mesmo caminho, se virar à direita irá encontrar o Campo de Golfe Quinta da Ria/Quinta de Cima.

Retome a E.N. 125 em direcção a Tavira. A um quilómetro volte à direita na direcção Cumeada/Mata da Conceição. Passe por Alvisquer, encontrará à sua esquerda a Quinta Pedagógica de Alvisquer. Seguidamente um cruzamento, vá à direcção Solteiras/Estorninhos, passe por Cumeada e dirija-se à Mata Nacional da Conceição. Siga a placa Parque de Lazer. De Seguida à esquerda verá uma placa indicando Estorninhos. Passe por Eiras, Eirões e Vale Rosado. Na viagem aprecie a paisagem e os moinhos de vento. Depois de Estorninhos siga em direcção a Faz Fato. A cerca de dois quilómetros, volte à direita e siga a placa Conceição. No final da estrada encontrará de novo um entroncamento, siga à esquerda em direcção a Santa Rita. Aí por terra batida, localiza-se o Parque de Lazer do Perímetro Florestal da Conceição, com 457 hectares, de espécies arbóreas e fauna cinegética, quatro pequenas barragens. Dispõe ainda de parque infantil, sanitários e zona de piqueniques. Aproveite para descansar e apreciar a natureza envolvente.


Circuito em viatura, com duração variável.
>> Audio Guia
Com o sistema de audio guias, editado pela autarquia, todos podem escolher os programas de visitas aos locais e pontos de interesse no concelho. Os audio guias apresentam diferentes sugestões e propõem três percursos na cidade: Vila-a-Dentro, Além da Ponte e Aquém da Ponte. São identificados os pontos de interesse mais relevantes, sendo os mesmos acompanhados por uma breve descrição histórica e patrimonial. Os percursos das freguesias do concelho propõem diversos itinerários: Ilha de Tavira, Cabanas e Conceição, Santa Luzia e Luz de Tavira, Santo Estêvão e Santa Catarina da Fonte do Bispo e Cachopo. A história de Tavira é também apresentada nos audio guias, com temas referentes aos vários períodos históricos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,163,068