"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Tavira - "Além da Ponte"

Partindo de novo da Praça da República, atravesse a Ponte Antiga sobre o rio Gilão, à qual a tradição atribui origem romana.


Um percurso com duração de 50 minutos.

Ao longo dos tempos, esta ponte sofreu alterações e a partir do século XVII ficou com o atual aspeto. Após as grandes cheias de 1989, a ponte passou a ser apenas pedonal.

Siga pela Rua António Cabreira e, no n.º 28, admire uma porta de reixa. No final desta rua volte à sua direita, pela Rua Almirante Cândido Reis, e logo à esquerda pela Rua Corujeira Pequena, até chegar a um jardim. Neste largo avista a Ermida de São Brás, de origem tardo-medieval. Foi reconstruída no terceiro quartel do século XVIII.

Contorne a igreja pelo lado direito e vá até ao Largo do Carmo. Aí encontra a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (1745). A igreja foi erguida e decorada dentro da estética tardo-barroca. O seu interior é um exemplo do esplendor rococó, com belas talhas douradas.

Retorne à Ermida de São Brás e desça a Rua Fumeiros de Trás. No final desta volte à esquerda e encontrará a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (ou de São Paulo), do século XVII, planta de cruz latina que se distingue pelo seu portal maneirista, integrando-se na designada arquitetura "chã". Esta igreja localiza-se na Praça Dr. António Padinha, também conhecida por "Jardim da Alagoa".

Saindo da igreja, atravesse o jardim e siga pela direita em direção à rua João Vaz Corte Real, passe pelo edifício da Academia de Música de Tavira. Um pouco mais à frente, suba a Calçada de Santa Ana até ao alto onde encontrará a Ermida de Santa Ana. De origem medieval este templo foi reconstruído no século XVIII, como confirma a torre sineira (1727). O interior contém obras em talha, escultura e pintura. Junto à Igreja, a partir do miradouro, aprecie a magnífica panorâmica do rio e da cidade.

Contorne a igreja pelo lado direito, desça a Calçadinha do Alto de Santa Ana até regressar à Rua João Vaz de Corte Real. À direita, encontra-se a Casa das Artes de Tavira, com o Lagar-Museu. Seguindo pela margem, à esquerda aproveite o passeio junto ao rio. Continue pela Rua Borda d'Água da Assêca e no final desta reencontrará a Ponte Antiga.

Aproveite para descansar numa das esplanadas que as margens do rio oferecem.

>> ver mapa [pdf]

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,199,626