"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

TAVIRA - "AQUÉM DA PONTE"

Cidade por grandeza dos tempos idos, Tavira está situada no lado oriental do Algarve, a meia distância entre o Cabo de Santa Maria e a foz do rio Guadiana. Dista dois quilómetros do mar e está implantada nas margens do estuário do rio Gilão, ao abrigo da restinga que protege a Ria Formosa, de Faro até Cacela.

Um percurso com duração de 50 minutos.

A partir da Praça da República, suba a Rua da Liberdade até à Farmácia Montepio, edifício com uma porta manuelina. Siga a Rua Tenente Couto pela esquerda, até à Praça Zacarias Guerreiro, onde encontrará a Igreja de São José do Hospital, cujas origens remontam ao século XV. Esta foi reconstruída na sequência do terramoto de 1755 e nela se encontra um exemplar de retábulo pintado em "trompe l'oeil" (ilusão ótica). Anexo ao templo situa-se o edifício do antigo Hospital do Espírito Santo.

No lado direito encontrará a Igreja do antigo Convento de São Francisco, fundada em finais do século XIII. No jardim de São Francisco subsiste o cemitério da Ordem Terceira de São Francisco de Tavira, que funcionou até 1918 como cemitério público. Neste jardim encontram-se ainda diversos brasões antigos, lápides sepulcrais e vestígios de capelas do antigo claustro de estilo gótico.

Saindo do jardim de São Francisco, pelo lado oposto, vire à esquerda em direção ao Quartel da Atalaia. Construído de raiz em 1795 para aquartelamento de tropas, de influência pombalina, é imponente pela sua dimensão. Em direção à porta de armas e contornando-a pela direita, siga a rua ­­­­­­9 de Abril. No fim desta, encontrará na sua frente as instalações da Santa Casa da Misericórdia.

Siga em frente em direção à Rua de Santo António. Aí admire a Igreja do antigo Convento de Santo António, construção iniciada em 1612. De traça simples apresenta três conjuntos de figuras em barro, de tamanho quase natural, representando passos da vida de Santo António. Retorne à Rua da Atalaia, e em frente, verá o edifício da PSP. À sua esquerda encontrará a Ermida de São Sebastião, pequeno templo barroco rematado nas traseiras por uma cúpula hemisférica. O seu interior possui pinturas, talhas e imagens do século XVIII. Em frente localiza-se a antiga Cadeia de Tavira, construída no século XX e reconvertida recentemente para Biblioteca Municipal. Contornando a Ermida de São Sebastião, pela direita, vá até ao antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade (ou das Bernardas). Este edifício, em reabilitação, fundado, por D. Manuel I em 1509, possui um pórtico lateral da época. Se olhar na direção do oceano verá as salinas integradas no Parque Natural da Ria Formosa. Aproveite para passear e comprar no interior do Mercado Municipal.


>> ver mapa [pdf]




Ermida de São Sebastião
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,190,870