"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha

Esperamos que seja do seu agrado usufruir deste grande salto no tempo e deste contacto com a natureza local, ao mesmo tempo que lhe fazemos um apelo para que ajude a preservar este inquestionável património histórico-cultural.

Abrigo da Orca


O Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha é um projeto local de revitalização e de valorização patrimonial que teve o total empenho e incondicional financiamento da Câmara Municipal de Carregal do Sal e o apoio da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde.

Esta iniciativa versou seis sítios arqueológicos sendo, um deles, classificado (Dólmen da Orca), os quais tinham sido objeto de estudos aprofundados e alicerçados em bases científicas pela equipa do PEABMAM – Projeto de Estudo Arqueológico da Bacia do Médio e Alto Mondego.



Dólmen da Orca

Mercê pois, da adoção de uma política de valorização cultural e de divulgação turística, a edilidade aposta, desta forma, nos caminhos do futuro, o do turismo cultural, visando uma filosofia de intervenção continuada, nomeadamente ao nível da gestão, salvaguarda, conservação e fruição das suas potencialidades patrimoniais, aliadas à forte componente paisagística de que este concelho é detentor.

A presente publicação conjunta deste meio de divulgação cultural e do pequeno roteiro turístico/arqueológico dedicado, com mais pormenorização, a este circuito megalítico, não são mais do que a consolidação de uma postura em prol da defesa do nosso património histórico-cultural, e que vai de encontro aos diversos públicos, incluindo o escolar, permitindo ainda uma maior ligação à comunidade, ao mesmo tempo que se procura implementar e contribuir para o fomento de uma educação patrimonial.

O legado patrimonial que herdamos não pode pois ser visto como um empecilho ao desenvolvimento, mas sim como um valor e um trunfo a ser potencializado, bem como a ser encarado e sentido como uma mais-valia para o bem-estar social e cultural das populações.

Os testemunhos de um passado longínquo integrados neste circuito, que hoje é possível visitar e apreciar, devido aos trabalhos de limpeza, desmatação e valorização, dispõem de acessibilidades fáceis, com a sinalética adequada e um painel explicativo junto de cada monumento, o circuito arqueológico operacional e acessível aos vários públicos.

Este núcleo de monumentos megalíticos (Megalitismo, do grego mega=grande e lithos=pedra) ou seja, pedras grandes, constituem os vestígios mais antigos da presença humana na área deste concelho e retratam a cultura material dos povos que os construíram. São de facto marcas de um passado remoto que nos revelam não só o modo e o cuidado como enterravam os seus mortos como também nos deixam transparecer alguns dos traços da sua organização social, bem como da sua mentalidade e preocupação perante a morte. Estes monumentos sepulcrais préhistóricos, perpetuados na paisagem, e localizados nesta área da Plataforma do Mondego (interflúvio Dão/Mondego), são também conhecidos por Antas ou Dólmenes e foram edificados no Período Neolítico, por volta do IV milénio antes de Cristo, prolongando-se a sua reutilização pelos períodos subsequentes, ou seja, o Período Calcolítico (III milénio a.C., + 2.500/1.800) e Idade do Bronze (II milénio a.C., + 1.800/700).


Orca de Sº Tisco

Em resumo, esperamos que seja do seu agrado usufruir deste grande salto no tempo e deste contacto com a natureza local, ao mesmo tempo que lhe fazemos um apelo para que ajude a preservar este inquestionável património histórico-cultural. A visita a estes monumentos megalíticos é pois, pela sua envolvência, um convite ao conhecimento do passado e a alguns momentos de tranquilidade.




Complexo Rupestre do Ameal

Orca da Palheira


Circuito Pré-histórico Fiais/Azenha
>> Folheto [pdf]
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,892,917