"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Trilhos do Moinho Branco, Percurso Pedestre de Nisa

O percurso começa em Montalvão, povoação rural situada no alto de um monte de onde se avistam as paisagens alentejana, beirã e espanhola.


PR 8 - TRILHOS DO MOINHO BRANCO

Acesso: NISA > EN 359 > MONTALVÃO
Grau de dificuldade: MÉDIO
Extensão: 14 KM

O percurso inicia-se em Montalvão, povoação rural e pitoresca, rodeada pelos rios Tejo e Sever, que se destaca no alto de um monte. Entrando por um pórtico quinhentista, visite as ruínas do castelo, outrora importante ponto defensivo, de onde se contempla as paisagens alentejana, beirã e espanhola. Percorra as ruas da antiga vila, apreciando as casas caiadas de branco, com rodapés azuis e amarelos, bem como as igrejas matriz e da Misericórdia, o pelourinho manuelino e as capelas de S. Pedro e do Espírito Santo. Na Casa do Povo conheça alguns instrumentos ligados ao linho, noutros tempos importante atividade económica da povoação.
Siga a estrada que o leva até às íngremes encostas do rio Sever, numa descida por trilhos de pé posto. Ao atravessar o Alto da Pobreza, passando pela Tapada da Queijeira e pelo Chafariz de Palos, aprecie a magnífica vista sobre os montes em redor e a foz da ribeira de São João. Já junto à margem, avance até à azenha do Moinho Branco, local ideal para merendar ou descansar, refrescando-se primeiro na mina da Lagartixa.


Percorra os caminhos de terra e pedra, em declives acentuados, com Espanha sempre do outro lado do Sever, que nasce na encosta norte da serra de São Mamede e desagua no Tejo, servindo de fronteira entre Portugal e Espanha em três quartos do percurso. Repare nas construções tradicionais em xisto, muitas em ruína, servindo hoje de abrigo aos pescadores. Nesta área esculpida pelos cursos de água, as margens enchem-se de freixos, choupos e junco, e nos caminhos abundam a esteva, a giesta, o medronheiro e o zambujeiro. O veado, o javali, a coruja, a garça-real, a cegonha-negra, o melro, a perdiz e o patobravo são algumas das espécies animais que por ali se avistam. Num dos muitos pegos é possível pescar o barbo, a carpa ou o achigã. Os solos fracos e secos junto à foz do Sever testemunham a sua anterior utilização na pastorícia, enquanto que nos montes em redor restam as azinheiras e os sobreiros. Repare nas lajes polidas dos paredões e nas lascas grossas de xisto que terminam nas encostas do rio, em cujo leito sobressaem as marmitas de gigante. Ao abandonar a margem, o caminho conduz-nos ao pontão da Ribeira do Lapão, rodeado de pequenos montes com oliveiras em sulcos e situado junto ao Retiro do Pescador.

No regresso a Montalvão, a subida é feita pela eira do Ferreira. Interrompa o trajeto e descubra uma anta junto à estrada que liga Montalvão a Cedillo, já que na zona são comuns os pequenos sepulcros megalíticos, terminando a escapadinha com uma visita à ermida de N.ª Sr.ª dos Remédios. Já em Montalvão, procure nos cafés e nas tabernas as sopas de peixe e os petiscos de javali, e leve algum artesanato local, como os trabalhos em madeira e ferro.


«Retiro do pescador»

Siga até ao retiro do pescador, onde no outono os medronhos criam um tapete vermelho. Passe entre dois muros de xisto e repare nas pedras alinhadas lado a lado. Mais acima, encontrará um patamar com excelente vista sobre o rio Sever.

Pontão da ribeira do Lapão
Para além das casas e dos muros, na arquitetura tradicional da zona destaca-se o pontão da ribeira do Lapão, totalmente construído em xisto, e cujas pedras encaixadas lado a lado parecem desafi ar a gravidade, lembrando as grossas lascas das encostas. No leito do Sever podem ver-se as marmitas de gigante, onde a pedra, em conjunto com a ação da água, foi sendo lentamente escavada por pequenos seixos roliços.

Monte da Pobreza
Ainda com Montalvão no horizonte, atravesse este local ligeiramente sobrelevado, palmilhando a estrada que segue em direção às encostas inclinadas do Sever e que passa junto à Tapada da Queijeira e ao lado do Chafariz de Palos. Nesta zona erma, outrora coberta de searas de trigo, azinheiras e sobreiros dispersos, e que oferecia pasto a vacas e ovelhas, pode apreciar a magnífica vista sobre a foz da ribeira de São João, bem como contemplar a panorâmica sobre as margens do rio, que serve de fronteira entre Espanha e Portugal.


Aspetos de interesse

CHAFARIZ DE PALOS
Situado na Tapada da Queijeira, bem perto da ribeira do Lapão, esta fonte de bica, com chafariz à volta, pode ser alcançada a partir da estrada que nos leva até às íngremes encostas do rio Sever, atravessando o Alto da Pobreza através de trilhos outrora percorridos por camponeses e contrabandistas. O Chafariz de Palos está localizado nos arredores de Montalvão, em montes despovoados e que em outros tempos se enchiam de cereais. Hoje, restam apenas as azinheiras e os sobreiros, mas permanece uma panorâmica privilegiada sobre as margens do Sever.

ABRIGOS EM XISTO
Ao longo das encostas do vale do Sever encontram-se algumas construções tradicionais, antigamente destinadas a albergar os lavradores que por ali trabalhavam, quando estes eram surpreendidos pela chuva ou pelo sol abrasador, e que hoje servem apenas de refúgio temporário a pescadores. São pequenos abrigos rochosos artificiais, de aspeto tosco, construídos com lajes de xisto irregulares e sobrepostas, seguindo o declive do terreno ou aproveitando a disposição natural das rochas. Estas estruturas, formadas por paredes baixas e por uma entrada ampla, são encimadas por uma cobertura lajeada.


Fauna e flora em destaque

VEADO: É o maior cervídeo da fauna portuguesa, pesando entre 100 e 200 quilos. Herbívoro de pelagem castanha avermelhada, vive em bosques e matagais, alimentando-se de folhas de carvalho, sobreiro e azinheira e de bolotas, castanhas e azeitonas.
MEDRONHEIRO: Arbusto dos matagais e montados, conhecido pela aguardente feita com os seus frutos avermelhados, que florescem e amadurecem no outono. Com os taninos das folhas e a casca curtem-se peles e curam-se diarreias e infeções urinárias.

A ter em conta: O dono do Retiro do Pescador é Domingos Paixão, um curandeiro da região, especialista em tratamentos com plantas, argila e massagens. Visite-o em Montalvão, Rua do Bernardino, n.º 36.


Contactos úteis:
Junta de Freguesia de Montalvão | Tel: 245 743 132
GNR - Montalvão | Tel: 245 743 114
Marisqueira «O Rei do Camarão» (tem quartos) | Tel: 245 743 447
Café «Fonte Cereja» | Tel: 245 743 343
Associação Montalvanense de Atividades Recreativas e Culturais (AMARC) | Tel: 245 743 280

>> Folheto [pdf]

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,930,460