"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Trilhos das Jans, em Nisa

Percurso Pedestre de Nisa, com início em Amieira, freguesia anterior à fundação do país e uma das doze vilas da Ordem de Malta. 

Acesso: NISA > EN 364 > AREZ > EM 528 > AMIEIRA DO TEJO
Grau de dificuldade: MÉDIO
Extensão: 12,6 KM

Atravesse as estreitas ruas de calçada de pedra, espreite as arcadas dos antigos Paços do Concelho e suba ao castelo medieval para contemplar a soberba vista sobre o vale do Tejo. Visite também a igreja do Calvário e a capela de S. João Batista. Saia pela estrada alcatroada, no largo da Junta de Freguesia, passando junto a um lagar de azeite. Encontrado o caminho de terra batida, siga entre muros, na companhia de azinheiras e oliveiras. Depois de uma ligeira subida, instalam-se na paisagem as estevas e as giestas e surgem os primeiros sobreiros e vinhedos.

  Amieira do Tejo

Siga em frente ou amplie o trajeto até Vila Flor, onde uma estreita quelha nos leva até às ruínas da igreja. Abandone o caminho principal e acompanhe os eucaliptos por um atalho onde desfrutará de uma panorâmica sobre Albarrol e a ribeira do Figueiró, que serpenteia vales inclinados antes de atravessar uma ponte romana e desaguar no Tejo. Após uma ligeira subida, cruzamo-nos de novo com os muros de xisto e a vegetação selvagem. 

 Ruínas da Igreja de Vila Flor

Os percursos intersetam-se e avançam em direção ao Tejo, com uma visão privilegiada sobre o Gardete e a barragem do Fratel, porta de entrada na Beira Baixa. Terrenos baldios, onde é normal encontrarmos algum gado, iniciam-nos na descida acentuada até à margem. Aqui começam os três quilómetros do muro de sirga, entre a Barca da Amieira e a barragem do Fratel. Tenha em atenção que o piso se torna escorregadio com a humidade, devendo evitar-se aquando das grandes descargas de água. Seguimos paralelamente ao rio, que corre apressadamente, comprimido entre as margens xistosas de onde se contempla o voo rasante de aves como a garça-real ou o corvo-marinho. Para trás ficam um pontão com arco em xisto e a foz do rio Ocreza, escorrendo por encostas com oliveiras em socalco. Deste lado, abundam mortunheiros e medronheiros, substituindo-se ao arvoredo das tapadas. Com a estação da Barca da Amieira defronte, chegamos ao cais, em cuja rampa descansam os barcos de pesca característicos da zona. Siga a estrada alcatroada, passando pelo parque de merendas com vista para o Tejo e para a praia dos ladrões, tomando à direita, junto às ruínas de um lagar, um caminho de terra. A subida acentuada é amenizada pela sombra de sobreiros e azinheiras, até à estrada alcatroada, onde espreitam o castelo de Amieira, a ribeira da Maia e, mais adiante, nas hortas da vila, velhas picotas.

Terminado o percurso, e fazendo justiça ao adágio “o peixe do Figueiró, quem o apanha come-o só”, prove as sopas de peixe ou de feijão com couve, o ensopado de borrego, as migas de batata com entrecosto frito e as cavacas. Do artesanato local fazem parte os bordados e os artigos em madeira e cortiça.

Arte Rupestre
O Tejo possui um importante complexo de arte rupestre de mais de 40 mil gravuras, a maior parte delas submersas desde 1974 pela albufeira da barragem do Fratel, lugar obrigatório para a pesca e os desportos náuticos. A imagem acima integra o núcleo de S. Simão, um dos que se encontram à superfície, e representa um caçador com um veado sobre os ombros.


Castelo da Amieira
Construído no séc. XIV por Álvaro Gonçalves Pereira, prior da Ordem de Malta, o castelo de Amieira fez parte da linha de defesa do Tejo. Palco de guerra na crise dinástica de 1383-85, foi residência de alcaides, prisão e cemitério. Junto a um dos quatro torreões deste monumento nacional encontra-se a capela de S. João Batista, com um teto decorado em esgrafito.


Rainha Santa Isabel e a lenda das Jans

Entre os muitos passageiros, a barca da Amieira terá transportado o corpo da infanta aragonesa que casou com D. Dinis, mais tarde canonizada e conhecida como rainha Santa Isabel. Falecida em Estremoz e sepultada em Coimbra, esta foi conduzida pelo caminho que ia desde a Amieira até à margem do Tejo, trajando um vestido de linho tecido pelas Jans, nome dado às mulheres invisíveis que fiavam um linho muito fininho e sem nós. Uma lenda da região conta que quem quisesse uma peça tecida por estas fadas, teria de deixar de noite o linho e um bolo de farinha de trigo a cozer na lareira. Terminado o trabalho, estas desapareciam misteriosamente, levando consigo o petisco.

  • Aspetos de interesse

   BARCA DA AMIEIRA
O local tem este nome por haver uma embarcação que faz a ligação entre o apeadeiro ferroviário da Barca da Amieira, situado na margem norte do Tejo, na Beira Baixa, e a estrada que conduz à localidade de Amieira, já no Alentejo, unindo assim os dois cais que entram rio adentro.

MURO DE SIRGA
A jusante da barragem do Fratel são visíveis os muros de sirga, outrora essenciais à navegação até Ródão. O nome refere-se ao grosso cabo de sisal utilizado para rebocar os barcos a partir da margem. Neste caso, percorra os três quilómetros que se estendem da barca da Amieira à barragem do Fratel, sempre paralelamente ao rio, através de um belíssimo exemplar destas construções tradicionais, contemplando a beleza da paisagem envolvente.

  • Fauna e flora em destaque

ESPARGO: Apreciado na culinária e rico em vitaminas C e E, é utilizado no tratamento de nevrites, reumatismo, má visão e dores de dentes. Com as hastes verde-escuro do espargo bravo podem fazer-se omeletas.

CARPA: Peixe de dorso castanho-esverdeado, comum nas albufeiras e cursos de corrente fraca com vegetação abundante. Alimenta-se de invertebrados, plantas e algas. Pode chegar aos 120 cm e viver até aos 50 anos.

A ter em conta: Tenha em atenção que o piso do muro de sirga se torna escorregadio com a humidade, devendo evitar-se durante e imediatamente após as grandes descargas de água.



Contactos úteis:
Junta de Freguesia de Amieira do Tejo - Tel: 245 457 315
Associação Rumo - Tel: 245 457 295
Casa do Balcão - Tel: 245 457 218
Sociedade Educativa Amieirense - Tel: 245 457 305

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,883,589