"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

SEVER DO VOUGA (Roteiro 2)

Descobrir Sever do Vouga é percorrer paisagens e tempos deixados nos lugares certos, pela natureza e pelas suas gentes que, através da sabedoria popular e erudita, demarcaram esta região do Médio Vouga.

Praia Fluvial da Quinta do Barco

Este roteiro recairá sobre as freguesias de Paradela do Vouga, Pessegueiro do Vouga e Sever do Vouga. Sugere-se o início no Miradouro da Feira Nova, de onde se pode ter uma perspetiva geral sobre o rio Vouga, a Ponte do Abade e sobre a Praia Fluvial Quinta do Barco até à barragem da Grela. 

É precisamente a praia fluvial Quinta do Barco o nosso próximo ponto de paragem.

Já na freguesia de Paradela do Vouga localiza-se este magnifico local de descanso e lazer que está integrada num conjunto de equipamentos físicos de apoio e de valorizações várias dos espaços naturais, com zonas de lazer, parque infantil, mesas de merenda e zona de balneários. Para além do desfruto da atividade balnear, a praia fluvial destina-se à prática de canoagem e de desportos radicais.

Seguindo a EN 16, a poucos km da Quinta do Barco, no sentido de Albergaria-a-Velha, encontramos aquela que é considerada a ex-libris do concelho – a Ponte do Poço de Santiago.

Ponte do Poço de Santiago
Verdadeira obra monumental, toda ela construída em alvenaria e com 28,5m de altura, constituindo um símbolo de identidade de toda a região. A ponte insere-se num recanto natural verdadeiramente paradisíaco de verdes matisantes das montanhas que desaguam languidamente nas águas do rio Vouga, donde sobressai pela sua imponência, majestosa e sóbria, transmitindo uma imagem ímpar de beleza natural e artística. Vários estudiosos defendem ser esta a mais alta ponte do país construída em pedra. Com 165m de comprimento, é constituída no seu todo por 12 arcos de tamanhos vários. O maior, de forma parabólica, abraça firmemente as margens do rio Vouga, tendo de altura 27ms e de vão (comprimento da base) 53m. O fecho deste arco, o central, apresenta apenas 90cm de espessura. Os restantes 11 arcos partilham da base do arco maior, havendo uma duplicidade de soluções geométricas e de engenharia verdadeiramente arrojadas.


Nela circulava o saudoso comboio do Vale do Vouga, extinto em 1972 e substituído por automotoras. Agora é a circulação viária que assegura as funções que dantes estavam cometidas ao "Vouguinha". A construção da Ponte do Poço de Santiago remonta ao ano de 1913, tendo sido necessários 3 a 4 anos para a sua conclusão e teve como orientador no terreno o engenheiro francês F. Mercier.
A partir deste local, deve-se seguir no sentido de Sever do Vouga, e lá visitar a Igreja Matriz e o Cruzeiro.

Na Igreja Matriz de Sever do Vouga após ter sofrido obras de recuperação e de adaptação pode-se apreciar a arte sacra como forma artística, nomeadamente no seu altar-mor, nos dois retábulos colaterais e no púlpito. Os seus altares doirados apresentam elementos canónicos como flores de acanto, pássaros, pequenos anjos, flores e símbolos relacionados com a Eucaristia a revestir as colunas espiraladas tais como, cachos de uvas e folhas de videira.

A origem arquitetónica dos seus elementos está bem visível no retábulo-mor que é definido lateralmente por colunas pseudo-salomónicas e rematado por um arco de volta perfeita, como no românico. O vazio central que se abre mostra uma estrutura de madeira escalonada, à qual se dá o nome de trono, destinada à exposição do Santíssimo Sacramento.

Cruzeiro de Sever do Vouga, situado junto à Igreja Matriz, é outro dos monumentos que mais granjeia a admiração dos visitantes. Padrão por excelência da Cristandade é composto por uma peça única de granito, aprimorada de feição artística, com 28 palmos de altura e com coluna em forma de espiral. O capitel, com folhas de acarto e volutas, é encimado por grupos de anjos semeados nas quatro faces do corpo prismático, sobre os quais se eleva uma bonita cruz burilada com terminações florais. O seu valor histórico é monumental e inegável.

Em seguida, com destino a freguesia de Silva Escura, vamos poder desfrutar de mais um dos nossos ex-libris: a Cascata da Cabreia.

Resultado das extraordinárias conjugações água/verde e serra/frio, Sever do Vouga oferece-nos certas surpresas paisagísticas merecedoras de contemplação pela beleza indescritível dos seus recantos variáveis com as estações do ano.

Cascata da Cabreira
Indubitavelmente bela e relaxante, a Cascata da Cabreia consegue oferecer ao seu visitante de tudo um pouco: a frescura provocada pela queda de água na bacia fluvial, a vegetação densa e ordenada pela intervenção a que recentemente foi sujeita através de um projeto de recuperação, os recantos convidativos a sentimentos mais intimistas, as mesas e bancos de apoio vindos ao encontro de quem quer associar ao descanso o gosto gastronómico.

Continuando nas paisagens naturais desta freguesia, o Miradouro da N. Senhora da Pena, será o próximo ponto de paragem obrigatória. Aí, podemos desfrutar mais uma vez de uma paisagem calma e verdejante da vegetação a contrastar com o elemento água abundante na zona lagunar de Aveiro que daqui se pode avistar em dias de perfeita visibilidade. 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,940,598