"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

100 Anos - Museu de S. Roque

Teresa Freitas Morna, Maria Filomena Brito, António Meira Marques Henriques

Museu de S. Roque 100 Anos

100 anos Museu de São Roque (1905-2005)

 

           

            A abertura ao público do Museu de S. Roque remonta a 11 de Janeiro de 1905, acto que contou com a presença do Rei Dom Carlos e da Rainha Dona Amélia. Todavia, já no final do século XIX era notória a preocupação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em divulgar o seu acervo artístico, expondo pela primeira vez ao público, em 1898, as alfaias e paramentos do Tesouro da Capela de S. João Baptista, na Sacristia da Igreja de S. Roque.

Esta iniciativa incentivou o então Provedor da Santa Casa a criar um museu de arte, adaptando-se para o efeito a antiga Sala das Extracções da Lotaria, no edifício de S. Roque,  cuja inauguração teve lugar em 1905.

Com o objectivo de valorizar as suas colecções e melhor prestar um serviço à comunidade, o Museu de S. Roque foi objecto de várias alterações que acompanharam a evolução dos conceitos museográficos em Portugal, ao longo do século XX.

 

Para assinalar esta efeméride, o Museu de S. Roque apresenta ao público o filme documental “100 anos Museu de S. Roque (1905-2005)”, acompanhado da edição de um livro, no qual a história do Museu de S. Roque foi objecto de um estudo aprofundado. Tanto o filme como o catálogo procuram recordar as várias fases de desenvolvimento do Museu nas suas diversas vertentes, tanto no que concerne aos recursos implementados para melhor divulgar o seu acervo, como no papel que vem desempenhando no campo da conservação e restauro e, por fim, no esforço desenvolvido com o intuito de proporcionar aos mais diversos públicos a fruição do seu património artístico.

 

A projecção do filme decorre de Julho a Dezembro, todos os dias, excepto às Segundas-feiras e feriados, das 10h às 17h.

 

A publicação 100 anos Museu de S. Roque encontra-se à venda no Museu de S. Roque (preço de venda ao público - 14,00 € )

 

 

Para mais informações contactar o Museu de São Roque

 

Morada

Largo Trindade Coelho

1200 – 470 – Lisboa

 

Telefone: 213 235 065

Fax:  213 235 060

E-mail: museus.roque@scml.pt

 

Agenda
Cinema e Vídeo

TRON: ARES

Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida 26 Nov 2025  |  15h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "TAKE"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança contemporânea "TAKE", de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NA LINHA DA FRENTE"

Em parceria com a com a Alambique Filmes, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme realizado por Petra Volpe - uma obra poderosa, profundamente humana e necessária, que presta uma vibrante homenagem aos enfermeiros e ao papel essencial que desempenham na nossa sociedade.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
116,125,496