Notícias
Cinema brasileiro para ver na Gare Marítima
Sete documentários brasileiros são exibidos na Gare Marítima de Alcântara.

"Da janela do meu quarto eu vi uma rua de areia molhada, e debaixo da chuva dois corpos de criança brigavam se amando e se amavam brigando." "Da Janela do Meu Quarto" é uma curta-metragem de Cao Guimarães, que exibe um acaso poético, de cinco minutos, captado pelo realizador brasileiro, na ilha de Algodoal (Amazónia Atlântica). Uma "pequena morte quotidiana", como lhe chamou. A mostra Doc no Rio, a decorrer de 26 a 28 de junho, ao ar livre, na Gare Marítima de Alcântara, selecionou este e outros trabalhos que apresentam algum do mais relevante cinema autoral brasileiro.
O DocLisboa - Festival Internacional de Cinema, com o apoio da Doc Alliance Films e da Liscont, aproveita a chegada dos dias quentes e um espaço de eleição, como é o porto de Lisboa, para levar o cinema à rua. A curadoria é de Maria Mendes e o programa integra produções de diversas zonas do Brasil, curtas e longas-metragens inéditas em Portugal, mostrando como é expressivo o panorama independente.
No dia 26, sexta-feira, a sessão abre com Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho, que recebeu o Prémio da Crítica no Festival de Brasília e foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores, em Cannes 2005.
As sessões do Doc no Rio têm sempre início entre às 21.30 e as 22.00, com entrada livre. Mas as portas estão abertas a partir das 18.00: o bar e a área de restauração oferecem música, para completar a vivência desta mostra à beira-rio.
por Inês Lourenço, in Diário de Notícias | 22 de junho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias