"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cinema brasileiro para ver na Gare Marítima

Sete documentários brasileiros são exibidos na Gare Marítima de Alcântara.

Na sexta-feira passa "Elena", de Petra Costa, uma espécie de radiografia de emoções
"Da janela do meu quarto eu vi uma rua de areia molhada, e debaixo da chuva dois corpos de criança brigavam se amando e se amavam brigando." "Da Janela do Meu Quarto" é uma curta-metragem de Cao Guimarães, que exibe um acaso poético, de cinco minutos, captado pelo realizador brasileiro, na ilha de Algodoal (Amazónia Atlântica). Uma "pequena morte quotidiana", como lhe chamou. A mostra Doc no Rio, a decorrer de 26 a 28 de junho, ao ar livre, na Gare Marítima de Alcântara, selecionou este e outros trabalhos que apresentam algum do mais relevante cinema autoral brasileiro.

O DocLisboa - Festival Internacional de Cinema, com o apoio da Doc Alliance Films e da Liscont, aproveita a chegada dos dias quentes e um espaço de eleição, como é o porto de Lisboa, para levar o cinema à rua. A curadoria é de Maria Mendes e o programa integra produções de diversas zonas do Brasil, curtas e longas-metragens inéditas em Portugal, mostrando como é expressivo o panorama independente.

No dia 26, sexta-feira, a sessão abre com Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho, que recebeu o Prémio da Crítica no Festival de Brasília e foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores, em Cannes 2005.

As sessões do Doc no Rio têm sempre início entre às 21.30 e as 22.00, com entrada livre. Mas as portas estão abertas a partir das 18.00: o bar e a área de restauração oferecem música, para completar a vivência desta mostra à beira-rio.

por Inês Lourenço, in Diário de Notícias | 22 de junho de 2015
Notícia em Destaque, no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto da Orquestra Clássica de Espinho

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o primeiro concerto do Festival Internacional de Música de Espinho, que se realiza no próximo dia 8 de junho (domingo) às 11h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
108,223,917